Tecnologia

Em parceria com a Funcern, Prefeitura de Parnamirim assina termo de cooperação com o IFRN

Programa de Cooperação Técnica envolverá atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicada em 17/04/2018 Atualizada há 1 ano

Assinatura do Termo aconteceu durante a Campus Party

O município de Parnamirim, representado pelo prefeito, Rosano Taveira, o IFRN, pelo reitor em Exercício, o professor Marcos Oliveira e pelo diretor geral do Campus Parnamirim, Ismael Coutinho, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, que terá a interveniência da Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN). A assinatura do documento aconteceu durante a realização da Campus Party, onde o campus teve cinco projetos expostos.

Cooperação

O termo de acordo de cooperação técnica traz as responsabilidades e atribuições de cada uma das partes envolvidas, definindo o papel de cada ente, os detalhes e as condições de execução do Programa de Cooperação Técnica. Divididas em planos de trabalho, as ações da cooperação envolverão a comunidade acadêmica do IFRN em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Segundo o diretor geral do Campus, o acordo traz muitas possibilidades: “além da ampliação de oportunidades para que o nosso aluno possa realizar a prática profissional que é lhe é exigida, temos a entrada do campus na construção e consolidação do Parque Tecnológico do município de Parnamirim”, disse Ismael. Um segundo ponto de destaque no acordo faz referência às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para as quais se buscará um maior acompanhamento: “o objetivo é que essas ações estejam devidamente respaldadas por esse acordo”, complementou. O diretor acrescentou que acordos como esse evidenciam as atividades do IFRN no cotidiano do munícipio e facilitam a prestação de contas à sociedade de todas as ações que o Instituto vem desenvolvendo.

Trampolim da Vitória

O acordo assinado traz como carro-chefe a implantação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, e, em continuidade, a parceria de projetos de capacitação, pesquisa e extensão, observadas as áreas de conhecimentos de atuação dos diversos campi do IFRN, com especial ênfase no Campus Parnamirim. A Coordenação Geral do Programa é constituída por representantes dos três signatários, que dividem as responsabilidades e possuem suas atribuições pré-definidas:

• Parnamirim – Segundo o termo de cooperação, entre outros, caberá ao município de Parnamirim propor as medidas para execução de cada ação e promover a liberação, para a Funcern, dos recursos financeiros necessários ao desenrolar dos projetos estabelecidos nos Planos de Trabalho.
  • Campus – Dentre as incumbências do IFRN, e em particular ao Campus Parnamirim, estão: desenvolver e implementar os projetos, mantendo pessoal capacitado e instalações disponíveis para a execução das atividades, atentando para os prazos propostos.
  • Fundação – À Funcern concerne gerir administrativa e financeiramente as atividades do acordo de cooperação, apoiando a execução dos projetos executivos, além da gestão dos recursos financeiros repassados pela prefeitura.

Com prazo de vigência inicial de dois anos, os detalhes e as condições da execução dos trabalhos deverão estar descritos em cada plano de trabalho específico. Um destes planos já em desenvolvimento é a execução de projetos para a estruturação do cabeamento lógico das escolas do município, que vem sendo trabalhado por uma equipe formada por professores e alunos do Curso Técnico Subsequente em Redes de Computadores oferecido pelo campus: “Estamos aguardando o desentrave de algumas questões para, então, sentar com o pessoal da prefeitura e dar seguimento à execução de outros planos de trabalho”, finalizou Ismael.

extensao