INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Em noite de abertura, Congic promove discussão sobre criatividade e inovação

A conferência de abertura foi proferida pela professora Bernadete de Souza, secretária regional da SBPC no RN

Publicada em 08/08/2014 Atualizada há 12 meses

Imagem da abertura do X Congic, divulgada na fan page IFRN Pau dos Ferros

Discutindo criatividade e inovação com alunos e servidores de todo o IFRN, teve início na noite desta quinta-feira o X Congresso de Iniciação Científica do Instituto (Congic). A abertura oficial do evento aconteceu às 19h, no pátio principal do Campus Pau dos Ferros, que sedia esta edição do Congresso.

A programação teve início com a apresentação do grupo musical “Talentos da Casa”, formado por servidores e alunos do Campus Pau dos Ferros. Participaram da mesa de abertura do evento o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha; a diretora-geral do Campus Pau dos Ferros, Antônia Francimar da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto, José Yvan Pereira Leite; a secretária municipal de Administração de Pau dos Ferros, Eliriane Melo Pinheiro, representando o prefeito da cidade, e a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no RN, Bernadete de Souza.

Bernadete, que também leciona no Instituto do Cérebro, da UFRN, proferiu a conferência de abertura, intitulada “Criatividade e Inovação: caminhos para a iniciação científica”. Ela iniciou sua fala apresentando a SBPC enquanto guardiã da ciência e da tecnologia na sociedade brasileira.

Logo em seguida, a professora lembrou a importância da criatividade para o desenvolvimento do talento. Além disso, falou sobre a motivação que fez muitos cientistas e profissionais realizarem descobertas e desenvolverem produtos que beneficiaram a humanidade e mudaram a história do mundo, como o telefone e a insulina. Falando diretamente aos estudantes presentes na plateia, declarou: “o mundo hoje está aberto a vocês. Estamos aqui como facilitadores do conhecimento. Cabe a vocês decidir como atuar nesse cenário”, incentivou os alunos a professora.

Antes da conferência iniciar, a diretora-geral do Campus Pau dos Ferros deu as boas-vindas aos participantes do X Congic e destacou a alegria de presenciar os alunos da região obtendo sucesso nas carreiras acadêmicas dentro e fora do Brasil. O pró-reitor de Pesquisa lembrou a importância da pesquisa para ao estabelecimento e a consolidação de transformações sociais necessárias ao Brasil. O reitor Belchior Rocha falou da alegria de observar jovens reunidos em nome da ciência e saudou individualmente as delegações de todos os campi do Instituto participantes do Congic.

O Congic prossegue na manhã desta sexta-feira com apresentações de banners, trabalhos orais, minicursos e mesas-redondas, além da apresentação dos trabalhos de alunos do nível médio/técnico do RN e do nível superior do IFRN na Mostra Tecnológica, que concederá prêmios aos melhores avaliados. Na sexta (8), a partir das 19h, acontece ainda a Noite Cultual do X Congic, com lançamentos e apresentações musicais e de dança na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

CONGIC NA REDE

A programação completa e mais informações sobre o X Congic podem ser acessadas no hotsite do evento. As mídias sociais do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Facebook e Twitter, também trarão atualizações, novidades e cobertura do sobre o evento. Nas mídias sociais, a hashtag oficial da 10ª edição do Congic é #CONGIC2014 .

pesquisa