Seminário Internacional Luso-Brasileiro

Educadores do Brasil e Portugal discutem obra de Paulo Freire no IFRN

Na tarde de hoje (24) foram realizados quatro painéis temáticos sobre educação

Publicada em 24/09/2013 Atualizada há 1 ano

Como parte da programação do I Seminário Internacional Luso Brasileiro de Ciências da Educação foi realizado na tarde desta terça (24), no Campus Natal-Central, quatro painéis integrados sobre educação. O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e Portugal. Durante os painéis, participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir a formação do profissional na área de educação e a metodologia de ensino do pedagogo Paulo Freire.

Distribuídos em quatro auditórios do Campus Natal-Central, os painéis integrados contaram com a presença de participantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Minho (UMinho - Portugal) e profissionais da área de educação. Com o tema “Hiperburocratização das organizações educativas”, o Painel I tratou sobre a burocracia presente na gestão pública da educação. A Profª Drª Alda Maria Duarte, da UFRN, apresentou um estudo sobre a organização das politicas públicas e a administração doa recursos na América latina.

No auditório central foi realizado o Painel II – Formação de Professores e educação profissional. A Profª Leonor Torres da Universidade do Minho debateu sobre o formação dos professores. Ela pontuou as vertentes necessárias para a capacitação desses profissionais, como as questões acadêmicas, pedagógicas, profissionais e organizacionais. “A formação do professor tem que ser algo amplo. Tem que apresentar uma visão que vai além da sala de aula”, afirmou. Cerca de 200 pessoas, participaram do painel.

O Profº Aldir Luiz Ferreira iniciou o terceiro painel da tarde, fazendo uma apresentação sobre “A Prática da liberdade na pesquisa social de Paulo Freire”. Docente da UFRN, Aldir abordou o trabalho desenvolvido pelo pedagogo pernambucano, tendo com base a transformação cultural do cidadão, antes mesmo de tentar realizar outras transformações no individuo.

“Paulo Freire se utilizava de imagens do cotidiano da população, para ilustrar e ensinar dentro daquela realidade que ele encontrava”, declarou o professor. Ele também informou aos participantes do evento, que os pontos norteadores da obra do homenageado foram a mobilização, a motivação e a educação social no interior. Ferramentas importantes no processo de aprendizado das 40 horas, executado com sucesso na cidade de Angicos, interior potiguar.

O último painel foi realizado no auditório da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), também no câmpus Natal-Central. Com o tema “Educação de Jovens e Adultos”, a Profª Ivoneide Bezerra apresentou a experiência pedagógica executada no câmpus Natal-Zona Norte. Com auxilio de um vídeo documentário, ela apresentou a experiência dessa modalidade de ensino no IFRN. “Em 2006, começamos no câmpus Mossoró e depois de 2008, iniciamos esse trabalho na unidade da Zona Norte de Natal, onde até hoje o projeto é executado”, detalhou. Durante sua apresentação, Ivoneide informou que o Ensino de Jovens e Adultos é importante, porém ainda há uma necessidade de realizar uma democratização do acesso a educação no Brasil. Um processo lento, mas que aos pouco tem sido mudado com apoio de politicas públicas inclusivas.

O encerramento do evento acontece hoje a noite, no auditório principal e vai contar com o pronunciamento do Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, e em seguida a apresentação do Coral Infantil - Prof.ª Lourdinha, do Campus Cidade Alta. Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

extensao