Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDITORA IFRN

Editora IFRN: reflexões sobre práxis educacional e outros títulos publicados em 2019

21 obras foram lançadas neste ano; confira alguns dos títulos editados

Publicada em 14/08/2019 Atualizada há 1 ano

Criada em 2005, a Editora IFRN tem cumprido papel de disseminar o conhecimento através da publicação de livros.

A Editora IFRN realizou o lançamento de publicações em maio deste ano. As obras, selecionadas pelo conselho editorial do IFRN, abrangem vários gêneros literários e áreas do conhecimento. Entre os livros lançados, destaca-se um que dá continuidade ao trabalho iniciado em  no ano passado: Reflexões e práticas criativas em diferentes contextos educacionais, organizado por Elizabete Paiva, Ulisandra Lima e Ahiram Brunni Castro, reflete a cooperação de servidores e estudantes de vários campi em favor do desenvolvimento da pesquisa institucional. Essa é a primeira de uma série de notícias acerca dos últimos lançamentos da Editora IFRN.

Segundo Elizabete, a obra dá continuidade a outro livro publicado pela Editora IFRN, "Práticas educativas em movimento: experiências formativas de ensino, pesquisa, extensão no Campus SPP do IFRN", lançado em 2016. Segundo ela, a motivação surgiu quando quatro servidores do Campus São Paulo do Potengi - três professores e um técnico-administrativo - decidiram trazer mais visibilidade à pesquisa e demais projetos que aconteciam dentro da instituição. "Foi uma forma de aproximar o diálogo com a comunidade e compartilhar saberes com a sociedade. Atualmente, apesar desses servidores estarem em campi diferentes (Ceará-Mirim, Natal-Central e São Paulo do Potengi), nos reunimos nos finais de semana e nas férias para trabalhar na organização da obra. A obra teve um fluxo intenso, muitas revisões foram realizadas. Nos reunimos toda semana, pois tudo era discutido pelo quarteto ", lembra Paiva, que é professora de educação física do IFRN.

O livro é composto por 21 artigos inéditos, divididos em três vertentes: ensino, pesquisa e gestão. O objetivo da obra é levar o leitor a refletir sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a educação e o conhecimento. Outro fator pertinente é a missão social e educativa do IFRN no processo de interiorização, são publicados vários artigos com discentes do Campus São Paulo do Potengi. Temos também artigos publicados por docentes que atuam na educação pública da cidade de São Paulo do Potengi e do município de Natal.

Confira abaixo o resumo de algumas publicações lançadas em 2019 pela Editora IFRN:

Tecnologia e Processamento de Frutas  - Doces, Geleias e Compotas

Abordando técnicas e métodos referentes às diversas maneiras de processar frutas, o livro descreve em detalhes as etapas e resultados alcançados em cada procedimento adotado.

(Eu) Conto em Livro

Coletânea de contos escritos por estudantes do ensino técnico integrado do Campus Canguaretama, dividida em três capítulos. Cada texto tem uma ambientação familiar, com elementos da literatura fantástica e contos de fadas - ainda que construam seus próprios caminhos com desfechos surpreendentes.

Capítulos de História Intelectual do Rio Grande do Norte

Sequência do livro História do Rio Grande do Norte, lançado em 2014 pelos mesmos autores, o foco desta obra é documentar os registros da história intelectual potiguar.

A Escola Normal de Natal: Rio Grande do Norte - 1908-1971

O livro é fruto de uma pesquisa analítica sobre a formação dos professores primários das instituições escolares, especialmente o caso da Escola Normal de Natal.

A Criação dos Institutos Federais e o Acesso de Quilombolas no IFRN: Análise da Lei Nº 12.711/2012

Resultado de uma dissertação de mestrado defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, o livro dedica-se a esmiuçar a lei que rege o acesso de estudantes provenientes de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas às universidades e institutos federais.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas