10 anos de IFRN

Editora divulga relação de artigos para livro comemorativo

Trabalhos aprovados com ressalvas deverão ser corrigidos até o dia 14 de setembro

Publicada em 06/09/2018 Atualizada há 1 ano

A Editora IFRN divulgou nesta semana o resultado da seleção de artigos que irão fazer parte de uma coletânea alusiva aos 10 anos de criação do Instituto. A seleção foi regida pelo Edital Nº 08/2018-PROPI/IFRN e analisada pelo Conselho Editorial, levando em consideração critérios como viabilidade técnica e relevância, dentro de 5 áreas propostas: ensino, extensão, gestão, internacionalização e pesquisa e inovação.

De acordo com a Coordenação da Editora, em virtude de a quantidade de submissões ter sido equiparada ao quantitativo de vagas disponibilizadas no Edital, o Conselho Editorial decidiu pela aceitação de todos os artigos inéditos que foram submetidos. Aqueles trabalhos que porventura tiverem sido aprovados com ressalvas, deverão ser corrigidos e reenviados até o dia 14 de setembro, caso contrário, poderão ser excluídos do processo editorial.

Os Institutos Federais foram criados em 29 de dezembro de 2008, trazendo uma proposta de formação profissional inovadora e estruturante para o País, com forte atuação nas capitais e no interior. No entanto, apesar de relativamente recentes, os Institutos Federais pertencem a uma trajetória centenária da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT), iniciada em 1909, formada até então por Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas e agrotécnicas, além de unidades descentralizadas de ensino e de escolas vinculadas a universidades.

A criação do IFRN coincidiu com o período da segunda fase de expansão da Instituição, quando foram criadas outras seis unidades, nos municípios de Apodi, Pau dos Ferros, Macau, João Câmara, Santa Cruz e Caicó.  Ainda nesta fase da expansão, foram construídos os campi de Natal - Cidade Alta, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, além do Campus de Educação à Distância, que funciona nas instalações do Campus Natal - Central.

"O livro comemorativo aos dez anos dos Institutos Federais é uma iniciativa da Rede. Outras editoras da RFEPT também estão organizando uma obra com essa característica para falar sobre os primeiros dez anos de seus Institutos. Em nosso caso, optamos por um processo participativo mediante chamada pública, oportunizando uma composição escrita por várias mãos, assim como o IFRN vem se consolidando em sua trajetória”, explicou a Coordenadora da Editora IFRN, professora Darlyne Fontes.

“Para a Editora IFRN em conjunto com o seu conselho editorial, essa iniciativa reforça o compromisso em manter o registro das melhores práticas na Instituição, preservando e valorizando a sua memória, eternizadas nas páginas de um livro em alusão aos dez anos de existência do nosso IFRN”, complementa.

Clique aqui para conferir a relação dos artigos que foram aceitos para compor o livro comemorativo aos 10 anos de criação do IFRN.