Edital para Mestrado Profissional em Física será publicado dia 15 de abril

Segundo o coordenador do mestrado no IFRN, progarma vai ofertar 15 vagas

Publicada em 02/04/2013 Atualizada há 1 ano

Mestrado será ofertado no Câmpus Natal-Central do IFRN

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) já tem data para publicação do edital: dia 15 de abril. O MNPEF é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e funcionará em 22 polos espalhados pelo Brasil, entre eles, o IFRN Câmpus Natal Central.

A seleção da primeira turma de mestrandos - que disponibilizará 15 vagas - terá uma prova escrita e a defesa de um memorial. Terão preferência os professores de Física em efetivo exercício em sala de aula.

Todas as datas do processo seletivo já estão definidas. As inscrições deverão acontecer de 16 a 31 de maio, enquanto a prova escrita dia 9 de junho. Entre 17 de junho e 5 de julho, os alunos pré-selecionados defenderão os seus planos de trabalho. O resultado final da seleção será divulgado dia 12 de julho e o início das aulas do Mestrado está programado para 19 de agosto.

Como o objetivo principal do Mestrado em Ensino de Física é aprimorar a formação docente de professores que já lecionem, a previsão é que as aulas sejam concentradas em um único dia da semana. "No IFRN, estamos trabalhando para que as aulas aconteçam apenas nas sextas-feiras. A princípio, as 15 vagas ofertadas deverão ser contempladas com bolsas da Capes", destacou o professor Samuel Rodrigues, coordenador local do Programa de Mestrado.

A convite da Sociedade Brasileira de Física, o professor Samuel integrará também a Comissão de Pós-Graduação Nacional da SBF, que ficará responsável por gerir o programa no Brasil. "No grupo, somos os únicos representantes de Institutos Federais, acrescentou o professor. Ele se juntará ao professor Amadeu Albino, também da Coordenação de Física do Câmpus Central do IFRN, que este ano foi convidado e passou a fazer parte da Comissão de Ações para Professores do Ensino Médio, da SBF.

O Mestrado Profissional em Ensino de Física já começa com um Conceito 4 na avaliação da Capes.