oportunidade

Edital oferece bolsa para Tecnólogo Sanduíche no Canadá

Até 500 estudantes terão oportunidade de cursar disciplinas e estagiar em instituições canadenses.

Publicada em 19/12/2011 Atualizada há 1 ano

Em 2012, até 500 estudantes de cursos superiores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão oportunidade de cursar disciplinas e estagiar em instituições canadenses. A chamada pública para o intercâmbio, cujo edital foi publicado na semana passada, integra o conjunto de ações do programa Ciência sem Fronteiras.

As candidaturas são para alunos de cursos superiores de tecnologia nos eixos tecnológicos da educação profissional e tecnológica, nas seguintes áreas temáticas: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Tecnologia de Defesa, Produção Alimentícia, Design de Produto, Recursos Naturais, Tecnologia de Segurança Pública e Saúde.

A seleção dos alunos será feita pelas instituições. Depois de pré-selecionado pela instituição, no período de 2 a 30 de janeiro, o candidato deverá se inscrever na página eletrônica do programa Ciência sem Fronteiras, em formulário on-line que estará disponível e enviar a documentação descrita no edital. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que também arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pelas instituições canadenses. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais (US$ 300,00) e auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

O intercâmbio será realizado pelo período de 12 meses, sendo três meses para aperfeiçoamento no idioma (inglês ou francês), seis meses dedicados aos estudos em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino.

Ciência sem Fronteiras – o programa é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O Ciência sem Fronteiras é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), respectivamente. No caso do edital específico para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o programa conta com o apoio da Association of Canadian Community Colleges (ACCC).

Mais informações no portal do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

Confira o Edital aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC