proext 2014

Edital de seleção de Programas de Extensão Universitária é divulgado

Projetos devem ser enviados para a Proex até o dia 15 de março

Publicada em 06/02/2013 Atualizada há 1 ano

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), divulgou o edital de Programa de Extensão Universitária (PROEXT 2014) em que convoca as Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior a apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da extensão universitária.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de março e os interessados devem encaminhar para a Pró-reitoria de Extensão (Proex) os programas e projetos atá o dia 15 de março. As propostas deverão ser aprovadas pela Proex que deverá expedir documento de aprovação para ser anexado ao cadastro on-line. As propostas deverão ser cadastradas na internet pelos professores por meio do uso da plataforma eletrônica Sigproj.

As propostas deverão ser enviadas para o e-mail sandra.nobrega@ifrn.edu.br até o dia 15 de março.

Cada programa poderá concorrer ao financiamento de R$150.000,00 e cada projeto R$ 50.000,00. Os programas e projetos deverão está inseridos em uma da 20 linhas temáticas especificadas no edital e deverão obedecer ao limite estabelecido.

Mais informações com a Pró-reitoria de Extensão, pelo telefone (84) 4005-0879.

Confira o Edital PROEXT 2014.

O que é o PROEXT?

O PROEXT 2014 – MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior tendo como objetivos:

• Apoiar as Instituições Públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da extensão universitária.
  • Potencializar e ampliar os patamares de qualidade da extensão universitária na formação dos alunos associando a sua natureza pedagógica à missão das instituições de ensino superior públicas.
  • Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes extensionistas com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares.
  • Dotar as Instituições Públicas de Ensino Superior de melhores condições de gestão de suas atividades acadêmicas de extensão para os fins prioritários enunciados nesse programa.