Campus Zona Norte

E-Lixo: projeto propõe reaproveitamento de eletrônicos

Projeto é hoje espaço de prática profissional e promove treinamentos, palestras e pesquisas

Publicada em 26/05/2017 Atualizada há 12 meses

O que fazer com aquele equipamento eletrônico que ficou velho ou já não serve mais? Esse problema pode ser solucionado com o auxílio do Projeto de Recondicionamento e Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos (E-Lixo), que funciona, desde 2013, na sala A-08 do Campus Natal - Zona Norte.

Inicialmente, a proposta do E-Lixo era recondicionar fontes de alimentação, por se tratar de equipamentos que possuem baixo custo de manutenção. Passados quatro anos, o projeto avançou e hoje inclui manutenção, recondicionamento e reciclagem de qualquer material ligado à informática. Atualmente a equipe é formada por 10 extensionistas.

“O E-Lixo se constitui em um espaço de prática profissional aos estudantes dos cursos técnicos em Eletrônica, Informática e Manutenção e Suporte em Informática e promove, ainda, treinamentos, palestras e pesquisas relacionadas ao tema. A iniciativa oferece também assistência técnica a servidores e alunos do Campus no que diz respeito a equipamentos eletroeletrônicos”, explicou o professor Ailton.

Segundo o extensionista Ayrton Rocha, o material que chega no projeto é consertado, desde que não seja obsoleto ou não possua peças de reposição. "Separamos as peças aproveitáveis, para utilização em outros equipamentos, das defeituosas, que são destinadas a uma cooperativa de catadores, à qual cabe o papel de realizar a reciclagem. Assim, periodicamente, conseguimos lhe repassar plástico e metais em grande quantidade, para que seja feito o descarte correto desses materiais", disse.

O estudante contou que empresas e instituições e órgãos públicos podem doar materiais para o projeto. "A princípio, basta aos interessados entrar em contato conosco para informar a quantidade e os tipos de equipamentos, pois é necessário, antes do recebimento, verificarmos as condições para estocagem desses materiais", complementou.

Extensão

Os representantes do projeto já têm levado a ideia a escolas e instituições interessadas em conhecer o trabalho realizado no Instituto. Na tarde da sexta-feira (19), o grupo visitou o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep), localizado no bairro Petrópolis. A visita contou com a participação do coordenador Ailton Torres e dos extensionistas Ayrton Rocha, Beatriz Nogueira e Vitoria Gomes.

Na ocasião, no laboratório de informática da instituição de ensino, o grupo apresentou as atividades e as oportunidades do projeto a uma turma de 30 alunos dos cursos de Informática e Suporte em Informática.

Para doar equipamentos ou obter mais informações, basta enviar mensagem com o título "e-lixo" para ailton.torres@ifrn.edu.br.

extensao