EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA

Discussão sobre modelos pedagógicos e tecnologias na educação marca o encerramento do III SEMEAD

Seminário Internacional aconteceu no Campus Natal-Central entre os dias 10 e 12 de maio

Publicada em 12/05/2017 Atualizada há 1 ano

Promover a reflexão e o debate propositivo a respeito do cenário atual e das perspectivas do desenvolvimento, da governança e da inovação da educação a distância no Brasil e no mundo. Este foi o objetivo do IIISeminário Internacional de Educação a Distância, do IFRN, promovido pelo Campus de Educação a Distância do Instituto.

“É um evento muito importante para todos nós. Um momento de trocar experiências e renovar nossos compromissos com uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse Alexsandro Paulino, diretor-geral do Campus EaD.

O evento começou na quarta-feira (10) e a palestra de abertura do professor português Luís Amaral, da Universidade do Minho, abordou o cenário atual e as perspectivas da educação a distância. O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e contou com a participação de representantes de vários campi do IFRN, da Secretaria Municipal de Educação de Natal, da Universidade Federal do RN, além de participantes de outros estados. À tarde, a programação seguiu com os minicursos, que começaram às 13h. Eles abordaram a Elaboração de Conteúdo para Ambientes Online, Material didático impresso para EaD: a experiência do curso de Letras do IFPB, Produzindo Screencasts com o Camtasia, Gamificação no Moodle, Ensinando com a Ferramenta GoConqr e Qualificação para produção de vídeos educacionais para EAD.

No segundo dia, na quinta-feira (11), pessoas de todo o Brasil puderam acompanhar duas mesas redondas e as apresentações de comunicação oral. Pela manhã, a professora Ana Sarmento (IFRN) coordenou a primeira mesa redonda do dia, que discutiu o cenário político atual da educação à distância. Os participantes foram a professora Ilka Marques (UEMA), que é presidente do Fórum da Universidade Aberta do Brasil, o professor Ivan Max (EAJ-UFRN), presidente do Fórum Nacional de Coordenadores ETEC e a professora Vanessa Battestin (IFES), Coordenadora do GT de Institucionalização no CONIF. Ainda pela manhã, aconteceu a primeira sessão de apresentações de comunicações. Foram três sessões simultâneas nos laboratórios do Campus EaD.

No terceiro dia, a Conferência de Encerramento sobre os Modelos Pedagógicos e Tecnologias foi ministrada pela professora Vanessa Battestin (IFES).

No total, foram submetidos 61 artigos e 23 minicursos, sendo aprovados 39 artigos e 6 propostas de minicursos. O evento traz três palestras, duas mesas redondas, seis minicursos e dezesseis sessões de comunicações orais, divididas nas linhas estabelecidas para o seminário.

A primeira oferta do Seminário aconteceu em 2012, quando foram discutidos os desafios da institucionalização da educação a distância a partir de três linhas de trabalho: Modelos de Gestão em EaD, os Modelos pedagógicos em EaD, a Legislação e a formação e manutenção da equipe multidisciplinar. A segunda edição (2014) reuniu cerca de 750 participantes para discutir as “Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD”, trazendo as linhas temáticas: “Institucionalização da EaD”, “Experiências pedagógicas em EaD”, “Desafios da formação em EaD” e “Pesquisa e Extensão em cursos de EaD”.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO