Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Direção da Rede de Grêmios se reúne com gestores da Reitoria do IFRN
Regif

Direção da Rede de Grêmios se reúne com gestores da Reitoria do IFRN

23/06/2017 - O principal objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o orçamento da Instituição

Direção da Rede de Grêmios se reúne com gestores da Reitoria do IFRN
Na manhã de hoje (23), integrantes da Rede de Grêmios do IFRN (Regif) se reuniu com os gestores do Instituto para debater assuntos relacionados à administração da Instituição, passando pelo tema principal do orçamento e chegando a pontos mais objetivos como normas de fardamento.

Coordenado pelo reitor Wyllys Farkatt, o encontro contou com a presença de Josivan Miranda da Silva Júnior, do Campus Natal-Zona Norte e presidente da Regif, Ana Flávia Oliveira, do Campus Mossoró e secretária geral da Rede, além de Viviane Forte, presidente da gestão passada da Regif, e Gustavo Fontoura, aluno do Campus Natal-Central. Estiveram presentes ainda os pró-reitores e diretores sistêmicos do Instituto ou seus representantes.

A reunião começou com uma apresentação de todos os presentes. Em sua fala, o presidente da Regif deixou clara a missão da Rede: "interiorizar o movimento estudantil e fazer com que os estudantes tenham mais participação", declarou. Josivan elogiou ainda as discussões com os estudantes que estão acontecendo no projeto Reitoria no Campus, como também a abertura para participação de integrantes da Regif em comissões institucionais que discutem temas centrais para o IFRN, como a comissão para discutir o contingenciamento orçamentário e as ações para adaptar o planejamento institucional.

Orçamento foi o principal tema da reunião. O reitor Wyllys Farkatt e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Marcos Oliveira puderam tirar as dúvidas dos estudantes. O reitor reforçou o contingenciamento de 15% em recursos de custeio (manutenção da instituição), o que diz respeito a um valor aproximado de 8 milhões de reais, como de 40% em capital (novos investimentos), o que representa cerca de 12 milhões. O pró-reitor falou também da Portaria 28/2017, que restringe os gastos com 38 elementos de despesa, como aqueles referentes a pessoal terceirizado, estagiários, diárias e passagens.

Nesse contexto, foi destacada a necessidade de articulação institucional com os parlamentares do estado para liberação de emendas que podem somar recursos financeiros às necessidades da Instituição. Os estudantes se comprometeram de reforçar a mensagem com os grêmios estudantis. "O que nós queríamos era justamente isso: entender melhor o trabalho que a Reitoria está fazendo e que o diálogo fosse mais próximo com a gente", explicou Ana Flávia. O reitor ainda conversou sobre as normas de fardamento da Instituição. O tema deverá ser discutido institucionalmente, com a participação direta da Regif, uma vez que vem sendo ponto comum de debate nos encontros da Reitoria no Campus.

O reitor Wyllys Farkatt garantiu o apoio e o diálogo constante com a Regif e todos os estudantes. "Um dos nossos objetivos principais é fortalecer os colegiados da Instituição e entendemos a Rede de Grêmios como um deles", destacou.