Regif

Direção da Rede de Grêmios se reúne com gestores da Reitoria do IFRN

O principal objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o orçamento da Instituição

Publicada em 23/06/2017 Atualizada há 1 ano

Na manhã de hoje (23), integrantes da Rede de Grêmios do IFRN (Regif) se reuniu com os gestores do Instituto para debater assuntos relacionados à administração da Instituição, passando pelo tema principal do orçamento e chegando a pontos mais objetivos como normas de fardamento.

Coordenado pelo reitor Wyllys Farkatt, o encontro contou com a presença de Josivan Miranda da Silva Júnior, do Campus Natal-Zona Norte e presidente da Regif, Ana Flávia Oliveira, do Campus Mossoró e secretária geral da Rede, além de Viviane Forte, presidente da gestão passada da Regif, e Gustavo Fontoura, aluno do Campus Natal-Central. Estiveram presentes ainda os pró-reitores e diretores sistêmicos do Instituto ou seus representantes.

A reunião começou com uma apresentação de todos os presentes. Em sua fala, o presidente da Regif deixou clara a missão da Rede: "interiorizar o movimento estudantil e fazer com que os estudantes tenham mais participação", declarou. Josivan elogiou ainda as discussões com os estudantes que estão acontecendo no projeto Reitoria no Campus, como também a abertura para participação de integrantes da Regif em comissões institucionais que discutem temas centrais para o IFRN, como a comissão para discutir o contingenciamento orçamentário e as ações para adaptar o planejamento institucional.

Orçamento foi o principal tema da reunião. O reitor Wyllys Farkatt e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Marcos Oliveira puderam tirar as dúvidas dos estudantes. O reitor reforçou o contingenciamento de 15% em recursos de custeio (manutenção da instituição), o que diz respeito a um valor aproximado de 8 milhões de reais, como de 40% em capital (novos investimentos), o que representa cerca de 12 milhões. O pró-reitor falou também da Portaria 28/2017, que restringe os gastos com 38 elementos de despesa, como aqueles referentes a pessoal terceirizado, estagiários, diárias e passagens.

Nesse contexto, foi destacada a necessidade de articulação institucional com os parlamentares do estado para liberação de emendas que podem somar recursos financeiros às necessidades da Instituição. Os estudantes se comprometeram de reforçar a mensagem com os grêmios estudantis. "O que nós queríamos era justamente isso: entender melhor o trabalho que a Reitoria está fazendo e que o diálogo fosse mais próximo com a gente", explicou Ana Flávia. O reitor ainda conversou sobre as normas de fardamento da Instituição. O tema deverá ser discutido institucionalmente, com a participação direta da Regif, uma vez que vem sendo ponto comum de debate nos encontros da Reitoria no Campus.

O reitor Wyllys Farkatt garantiu o apoio e o diálogo constante com a Regif e todos os estudantes. "Um dos nossos objetivos principais é fortalecer os colegiados da Instituição e entendemos a Rede de Grêmios como um deles", destacou.