Campus Natal-Central

Despertando Vocações: IFRN sedia congressos internacionais

Em paralelo haverá Jornada de Licenciaturas e Seminário do PIBID

Publicada em 07/11/2017 Atualizada há 1 ano

Os coordenadores do projeto do IFPE junto aos organizadores da Jornada e do Seminário

A fim de promover o interesse de crianças e jovens por carreiras profissionais em áreas específicas, o Campus Vitória de Santo Antão do IFPE desenvolve, desde 2014, um projeto que já conquistou a adesão de diversos Institutos nacionais e universidades estrangeiras: o Programa Internacional Despertando Vocações (PDV). Tendo como foco alunos do ensino médio das escolas do entorno do próprio campus, o projeto, inicialmente, visava desmistificar o ensino de química, atraindo os estudantes secundaristas para o curso de licenciatura na disciplina, ministrado pela instituição.

De acordo com a professora Kilma Viana, uma das coordenadoras do PDV, além da química que motivou a iniciativa, hoje o projeto busca combater um problema enfrentado por muitos dos Institutos Federais, o aumento da evasão, atribuído a inúmeros fatores, internos e externos. “Até pouco tempo, era necessário fazer quatro ou cinco chamadas de candidatos aprovados para fechar o quadro de matrículas ofertadas, e atualmente, completamos as vagas na primeira convocação”, disse Kilma. Também do IFPE, o professor Erick Viana, outro coordenador do projeto, diz que outra resposta obtida no Campus Vitória pelo “Despertando Vocações” foi o aumento de 42% no ingresso de filhos de agricultores nos cursos da área de ciências agrárias daquele Instituto Federal, que é rural.

Difundindo experiências

Para democratizar experiências desse tipo e promover o intercâmbio institucional, o Programa Despertando Vocações vai realizar, de 4 a 8 de dezembro, no Campus Natal-Central do IFRN, três Congressos Internacionais (Cointer), em que serão reunidas três áreas distintas: o Cointer das Licenciaturas, em sua quarta edição, o Cointer das Ciências Agrárias, que acontece pela segunda vez, e a primeira edição do Cointer de Gestão e Tecnologias.

Com o tema geral “Políticas Educacionais e suas Interfaces: Desafios e Perspectivas na Construção de Sociedades Sustentáveis”, o Cointer 2017 conta com 1.400 participantes inscritos, mais de 1.300 trabalhos submetidos e palestrantes dos Institutos Federais e outras universidades públicas do Nordeste e convidados estrangeiros de países como Argentina, Chile, Peru, Espanha, Luxemburgo, México, Nicarágua e Senegal.

O evento

A abertura solene dos Congressos Internacionais acontece às 8h30 do dia 4/12; o credenciamento e as atividades do primeiro dia do evento vão acontecer no Praiamar Natal – Hotel & Convention, em Ponta Negra. A partir do dia 5, os eventos terão continuidade em diversos ambientes do Campus Central do IFRN. Além das conferências, mesas redondas, minicursos e oficinas do Cointer, o Congresso de Gestão e Tecnologias terá também uma maratona de programação – a Hackatton – com mais de 50 competidores.

Em paralelo ao COINTER, o Campus Natal-Central do IFRN realizará o II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), coordenado pela professora Andreza Tavares, e a 2ª Jornada das Licenciaturas, que tem à frente os professores Maria Velasco e Wharton Martins. Ambos os eventos contam com o apoio da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), por meio da Coordenação de Ensino Superior (Coesup), a cargo do professor Valdileno Vieira.

Acesse

IV COINTER das Licenciaturas