planejamento 2019

Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal investirá em capacitação e otimização de recursos

Jobson Martins fala sobre a grande inovação da Codepe para 2019

Publicada em 28/02/2019 Atualizada há 1 ano

Jobson Martins, coordenador de desenvolvimento pessoal e assistente de administração.

"A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) é responsável por todo desenvolvimento pessoal, o que inclui as carreiras dos servidores, as progressões que envolvem titulação e tempo de serviço, além de fomentar a capacitação dentro da instituição", relata Jobson Martins, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal e assistente de administração, em entrevista à Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce). Confira mais abaixo:

Asce - Quais são as metas para 2019?

Jobson Martins - Esse ano estamos com uma grande mudança no setor, a forma de gerenciar o recurso de capacitação. Em 2019, o processo decisório para fechar os investimentos será diferente do ano passado, tanto em relação às capacitações como as qualificações. Agora o processo ocorrerá através de um edital onde serão submetidos projetos, explicitando de que forma se objetiva aplicar esses recursos. Logo, vamos realizar análise dos referidos projetos, para que haja a possibilidade de descentralizar os recursos em prol da execução nos campi, mais direcionadas a suas necessidades.

No que diz respeito às qualificações, nós tentamos esse ano alinhar a necessidade do servidor com a necessidade institucional, então fez-se uma pesquisa junto aos diretores-gerais, indicando que eles consultassem a comunidade para apontar determinadas qualificações, isto é, quais as pós-graduações atendem as particularidades de cada campus. Nós compilamos esses dados e enviamos aos gestores sistêmicos para que eles dissessem, de acordo com o setor deles, qual seria importante também para a instituição. Feita essa seleção da relevância para o servidor e para o campus, inicialmente, será adicionado o mesmo critério para o gestor sistêmico, que representa a instituição. A gente abriu uma enquete, que foi encerrada no dia 22 de fevereiro, para que o servidor novamente indicasse qual era a demanda que ele tinha mais interesse, e esse resultado será nossa premissa para fazer as tentativas de formalização de parceria junto às instituições de ensino que ofertam pós-graduação.

Asce - Quais são os maiores desafios do setor?

Jobson Martins - Um dos principais desafios desse ano é fazer com que as mudanças surtam efeitos melhores. Com essa grande mudança em todos os pontos de execução do recurso de capacitação, busca-se boa aceitação por parte dos servidores e campi, para que haja um processo mais claro de definição, e melhorias na execução de recursos de capacitação. Em anos anteriores tínhamos dificuldades consideráveis; com a inovação deste edital e essa nova forma de definir parcerias, esperamos que a execução do recurso de capacitação seja melhor e traga mais qualidade para a capacitação do servidor do IFRN.

Asce - Existem outros projetos a longo prazo?

Jobson Martins - O setor trabalha também com a entrada dos servidores, e esse ano, por ter tido mais expansão com a efetivação dos campi Natal-Zona Leste e Jucurutu, esperamos a possibilidade de concursos públicos, dependendo da liberação de vagas. Também queremos consolidar o processo do recurso de capacitação para qualificar essa execução, esses são exemplos de projetos a longo prazo da coordenação de desenvolvimento pessoal.

Quais a importância da capacitação para o instituto e comunidade?

Jobson Martins - A capacitação no IFRN busca cumprir a função social do Instituto, que é atender com qualidade os alunos, pois um servidor capacitado está melhor preparado para desempenhar suas funções. Para além do aluno, temos a comunidade externa, então ter um servidor que se qualifica e se capacita atende justamente a essa função do IFRN, de servir à população e seu público alvo-principal, o aluno.

extensao
pesquisa