Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino Superior

Cursos Superiores do IFRN recebem nota 4 em avaliação do INEP

Foram avaliados cursos dos Câmpus Santa Cruz; Apodi; Currais Novos e Natal-Central

Publicada em 28/08/2012 Atualizada há 1 ano

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2012, o IFRN recebeu avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para reconhecimento de quatro cursos de graduação, as Licenciaturas em Física (Câmpus Santa Cruz) em Química (Câmpus Apodi e Currais Novos) e o Tecnólogo em Gestão Pública e Licenciatura em Língua Espanhola (Câmpus Natal - Central). Todos os cursos avaliados receberam o conceito preliminar 4. 

A nota máxima atribuída pelo MEC é 5 e o referencial mínimo de qualidade é caracterizado pela nota 3. O conceito 4 significa que o curso possui um nível mais alto que o essencial e está próximo da nota máxima. Além disso, o reconhecimento de curso dado através dessa avaliação, segundo o Art. 34, do Decreto nº 5.773/2006, é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior.

Na avaliação, entre as atividades programadas, foram realizadas visitas às instalações internas dos câmpus, reunião com dirigentes, com professores, com alunos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).   

Segundo a diretora de avaliação e regulação do Ensino do IFRN, a professora Izanny Brito, "o ótimo resultado das avaliações foi fruto de um trabalho sistemático e articulado com os câmpus, contando com a realização de videoconferências, de um seminário para coordenadores de cursos e de uma formação sobre o sistema de gerenciador de avaliações, o e-MEC". 

A diretora destacou ainda como fundamental a reorganização da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a realização de avaliações internas nos câmpus, para as quais foram criadas comissões internas do IFRN que visitaram e avaliaram previamente os cursos selecionados pelo INEP. "Por isso, agradecemos a todos que se empenharam no processo de organização dos cursos antes e durante a avaliação", pontuou Izanny. 

O diretor acadêmico do Câmpus Currais Novos, Ramon Viana, destacou o empenho e a dedicação da administração, dos professores, dos alunos e dos técnicos administrativos para a conquista do resultado: “Agradeço e parabenizo a todos os professores, técnicos administrativos, que pertencem e também aos que pertenceram ao nosso Câmpus, e estudantes que estiveram conosco nessa caminhada para este grande resultado, em especial ao Professor e Coordenador Jackson, que não mediu esforços para que tivéssemos êxito neste processo de Avaliação Institucional”.

Para a professora Maria Emília, coordenadora da Licenciatura em Física do Câmpus Santa Cruz, o resultado alcançado nesta avaliação servirá como estímulo para o nível de excelência que o curso traçou como meta. 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas