Professores para o Futuro

Curso sobre tecnologia musical será realizado no Campus Mossoró

Ação é fruto de projeto de professor do Campus e será ministrada por Matti Ruippo, da Finlândia

Publicada em 22/01/2015 Atualizada há 12 meses

Giann Ribeiro, professor do Campus Mossoró, Belchior Rocha, reitor do IFRN, e Matti Ruippo, professor da Finlândia

De 28 a 30 de janeiro, o professor Giann Ribeiro, do Campus Mossoró, juntamente a Matti Ruippo, professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, na Finlândia, promovem o curso "Tecnologias inovativas em educação musical". Ministrado por Matti Ruippo e voltado para professores e alunos de Música do Rio Grande do Norte, o curso é fruto do projeto desenvolvido por Giann Ribeiro no programa "Professores para o Futuro".

Matti Ruippo, supervisor do trabalho desenvolvido por Giann no "Professores para o Futuro", está no Brasil desde o dia 19 de janeiro e fica até o dia 4 de fevereiro, com o objetivo de dar continuidade à supervisão e, também, de promover o intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e a Finlândia. "O "Professores para o Futuro" é dividido em duas etapas. Na primeira, viajamos à Finlândia para desenvolvermos nossos projetos com a contribuição do modelo de educação profissional finlandês. Na segunda, já no Brasil, somos acompanhados remotamente pelos nossos instrutores para a finalização do trabalho. Tive a chance de ter o professor Ruippo esses dias comigo, desenvolvendo esta ação", explicou Giann.

No dia 22 de janeiro, os dois professores foram recebidos no Gabinete da Reitoria do IFRN em reunião que contou também com a presença do diretor de Inovação do Instituto, Jerônimo Pereira dos Santos, do assessor de Relações Internacionais Marcelo Camilo, e da professora Cláudia Maria Fernandes Araújo Ribeiro, do Campus Natal-Central. O objetivo do encontro foi discutir um protocolo de entendimento para uma parceria que promova troca de experiências, e possíveis intercâmbios, entre professores e alunos das duas instituições. Todos os participantes se mostraram interessados na proposta, que deverá ser melhor sistematizada e colocada em debate.

O professor Ruippo, além disso, aceitou o convite do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, José Yvan Pereira Leite, e integrará o corpo de pareceristas (avaliadores) da revista científica Holos, editada pela Pró-Reitoria. Matti Ruippo deverá avaliar a qualidade dos trabalhos submetidos na área de tecnologia musical.

O "Professores para o Futuro" é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que visa à capacitação internacional de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Giann faz parte da primeira turma, que viajou à Finlândia a fim de desenvolver projetos de inovação tecnológica a partir do modelo de educação profissional finlandês. Uma segunda turma já foi aprovada para este ano.