Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

capacitação

IFRN sedia curso sobre energia solar fotovoltaica

Voltado para docentes, capacitação acontece no Campus Canguaretama entre os dias 12 e 16 de março.

Publicada em 12/03/2018 Atualizada há 12 meses

O curso conta com aulas práticas e teóricas sobre projetos de sistemas fotovoltaicos

O IFRN foi escolhido como sede do curso de Projetista de Sistemas Fotovoltaicos conectados à rede. a oferta faz parte da iniciativa “Profissionais para Energias do Futuro” do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF) e é executado através de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbHO.  

Capacitação

O curso aborda amplamente a elaboração de projetos de sistemas fotovoltaicos conectados à rede e é ministrado pelos professores do IFRN João Teixeira de Carvalho Neto, Alexandro Vladno da Rocha e Augusto Cesar Fialho Wanderley. - e ainda Hans Rauschmayer, sócio gerente da empresa Solarize Rio, com apoio do especialista da GIZ, Jörgdieter Anhalt. No total 21 profissionais, de 16 instituições, participam do curso, que tem 40 horas de carga horária. A capacitação conta com aulas práticas e teóricas sobre projetos de sistemas fotovoltaicos residenciais e usinas fotovoltaicas. João Teixeira avalia a iniciativa como algo muito positivo: "a escolha do IFRN para ser sede de um curso como esse, uma parceria do MEC e do GIZ, demonstra o crescimento do Instituto tanto na capacidade de infraestrutura quanto no corpo docente para capacitações", disse.

Experiência

O Instituto é um dos que mais gera energia limpa no país. Se beneficiando do clima ensolarado durante grande parte do ano, ideal para esse tipo de geração de energia, o IFRN conseguiu, em dezembro do ano passado, atingir a meta de instalar usinas solares em todos os 21 campi da Instituição e na Reitoria. Ainda como parte do evento, na sexta feira haverá a participação de Franclin Róbias, engenheiro eletricista do IFRN e um dos responsáveis pela implantação das usinas de energia fotovoltaica no Instituto. A visita permitirá que os participantes façam uma análise do projeto do sistema no Campus Canguaretama: “a usina do Campus fica instalada no solo, o que a torna mais acessível para estudos, como se fosse um laboratório”, finalizou João Teixeira.

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas