Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

Curso simula abandono de prédio para formação de brigada de incêndio

Turma da Reitoria finalizou atividades hoje (18). Já foram formadas pelo curso 136 pessoas

Publicada em 18/05/2016 Atualizada há 1 ano

O prédio da Reitoria foi evacuado em cerca de 3 minutos

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN (DIGPE), promoveu, de segunda (16) a hoje (18), a terceira turma de Capacitação de Brigadistas de Incêndio. O curso foi realizado no auditório da Reitoria. Como treinamento da capacitação, na terça-feira (17), foi realizada uma simulação de evacuação de prédio. Às 10h, foi tocada a sirene de alerta de incêndio e os servidores (efetivos e terceirizados), os estagiários e bolsistas se dirigiram até a entrada da Reitoria, onde a equipe instrutora do curso os aguardava com as informações sobre a ação. O prédio foi evacuado em 3 minutos por cerca de 180 pessoas, segundo Ricardo Luiz Machado, engenheiro de segurança do trabalho e um dos responsáveis pelo curso. 
 
O objetivo da capacitação é treinar servidores e representantes de alunos para compor uma brigada de incêndio em cada unidade do Instituto. A fim de cumprir essa proposta, além dos cursos, foram formadas comissões em 16 campi (João Câmara; São Paulo do Potengi; Canguaretama; Ceará-Mirim;  Natal-Zona Norte; Mossoró; Macau; Apodi; Nova Cruz; Santa Cruz; Natal-Central; Caicó; Natal-Cidade Alta; Currais Novos; Pau dos Ferros e Parelhos), além da Reitoria. As formação das comissões foi aprovada pela Resolução 17/2015 do Conselho Superior do IFRN (CONSUP).
 
Foram formadas pela Capacitação de Brigadistas de Incêndio 136 pessoas. O curso possui carga horária de 20 horas, divididas entre teoria do fogo, sistemas preventivos e prática de combate a princípios de incêndio, teoria e prática de primeiros socorros, funcionamento da brigada e simulação de abandono de edificações. 
 
 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas