Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Parnamirim

Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet será avaliado pelo MEC

A avaliação será realizada no curso ofertado pelo Campus Parnamirim

Publicada em 06/04/2017 Atualizada há 12 meses

Os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao MEC, realizarão hoje (6) e amanhã (7) uma avaliação de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Parnamirim. 

A diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN, Tarcimária Gomes, explica que “o processo de avaliação externa, através da visita in loco para fins de reconhecimento de um curso superior, é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e uma das metodologias utilizadas para avaliar os cursos superiores ofertados pelas instituições de ensino superior. O INEP designa 2 avaliadores que, presencialmente, fazem reuniões com estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e gestores, avaliam as instalações físicas do campus visitado, além dos documentos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. Todas as percepções obtidas com essas atividades são descritas em um relatório final. Faz parte do Sinaes, ainda, a avaliação dos estudantes – através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)”. 

O reconhecimento de curso, segundo o Art. 34 do Decreto nº 5.773/2006, é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior. A Lei no 10.861/2004, que instituiu o Sinaes, observa que a avaliação dos cursos de nível superior, também, tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial às relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica, que são as dimensões avaliadas.

 Para Tarcimária Gomes, “vale lembrar que a participação no processo se faz no dia a dia, na construção coletiva da instituição que desejamos para a sociedade, nos integrando aos conselhos, às diversas comissões, desenvolvendo da melhor forma possível nosso trabalho, na docência ou nas áreas administrativas, respondendo às avaliações institucionais e tendo um olhar crítico-construtivo para tudo o que se faz no IFRN”.