Ensino, Pesquisa e Extensão

CONSEPEX realiza quarta reunião ordinária

Evento aconteceu hoje (19) no auditório da Reitoria

Publicada em 19/12/2016 Atualizada há 1 ano

Prof. José Everaldo apresenta proposta de inclusão de PNE em processos seletivos de alunos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) do IFRN realizou na manhã de hoje (19), no Auditório da Reitoria, a sua quarta reunião ordinária de 2016. O evento teve início com a posse dos 52 novos membros, entre titulares e suplentes, eleitos para o biênio 2016-2018. O resultado do processo eleitoral, regido pelo Edital nº 01/2016, foi divulgado no dia 30 de novembro.

Após a posse dos novos membros, foi decidida a extinção definitiva de dois cursos do Campus Natal-Central , que não contam com ingressos de alunos desde o primeiro semestre de 2009: Tecnologia de Automação Industrial e Fabricação Mecânica.

Depois, o Coordenador de Acesso Discente, professor José Everaldo Pereira, apresentou a proposta de inclusão de cotas para portadores de necessidades especiais (PNE) nos processos seletivos de alunos, a fim de atender recomendações do Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte.

O tema foi debatido e aprovado, com o encaminhamento de que o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) deverá construir um cronograma de palestras a fim de capacitar professores para lidarem com essa realidade. A previsão é de que as cotas para PNE sejam incluídas a partir do semestre 2018.1 em alguns cursos de graduação e do técnico integrado. Em 2018.2 para cursos da modalidade EJA e Subsequente e, por fim, em 2019.1 em cursos de pós-graduação (latu e strict sensu).

Como ponto extra de pauta, foi submetida à aprovação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. O mestrado integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, que deverá ser oferecido na modalidade semipresencial, no Campus Mossoró.

Ao final da reunião o Reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, reiterou as boas-vindas aos novos membros, reforçando a importância do papel de cada um no que diz respeito à matéria acadêmica, didático-pedagógica, científica, artístico-cultural e desportiva do IFRN. Destacou ainda o momento das festividades de fim de ano, desejando um feliz natal e um próspero ano novo para todos os presentes.

extensao
pesquisa