Conselheiros aprovam redimensionamento na estrutura administrativa da Reitoria

Foi aprovada também uma pequena modificação na Organização Didática do Instituto

Publicada em 20/05/2016 Atualizada há 1 ano

Auridan Dantas falou sobre a comissão para revisão do Regulamento da Política de Capacitação

Os membros do Conselho Superior (Consup) do IFRN se reuniram na tarde de hoje (2), em reunião extraordinária, para votação de itens que não conseguiram ser avaliados no último encontro ordinária, realizado no dia 6 de maio.

Na reunião de hoje (20), aprovaram a proposta de redimensionamento da estrutura administrativa da Reitoria, apresentada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Marcos Oliveira. De acordo com o pró-reitor, a necessidade de modificação na estrutura foi diagnosticada na análise do relatório da Comissão de Transição, publicado através da Portaria 65/2016-Reitoria/IFRN. "Foi percebido que eram necessárias mudanças a fim de que o Instituto cumpra com mais eficiência o seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 e o seu Plano de Ação 2015", disse.

Com a adequação, a Reitoria passa a contar com uma Assessoria Técnica, que coordenará a análise e revisão de documentos institucionais, e uma Assessoria Administrativa, responsável pela coordenação dos conselhos. A Pró-Reitoria de Extensão ganha uma Assessoria de Relação com o Mundo do Trabalho e a Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis uma Assessoria de Assistência ao Estudante, visto o aumento da demanda de ações para o setor. Já a Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação passa a contar com 3 coordenações: de Apoio à Administração, ao Ensino e à Gestão de Pessoas, considerando também o crescimento de trabalho com relação ao desenvolvimento de sistemas para atender de forma mais eficiente essas áreas do IFRN. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento conta agora com uma Coordenação de Monitoramento de Projetos e outra de Planejamento e Avaliação.

Foi proposta também a criação da função de vice-reitor. "O objetivo é dar mais eficiência ao trabalho, uma vez que hoje, quando o reitor se ausenta por motivo de trabalho externo, por exemplo, são os pró-reitores que revesam a substituição. Com esse procedimento, eles não têm total domínio sobre as atividades relacionadas diretamente ao reitor e ainda prejudicam as ações nas suas pró-reitorias", explicou o pró-reitor de Planejamento.

Os conselheiros concordaram com a necessidade, mas votaram por submeter a análise da criação da função de vice-reitor à Procuradoria Jurídica. "Concordamos com a necessidade, mas precisamos verificar se não há entrave legal para a sua criação", alertou Ednaldo de Paiva Pereira, diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi e representante dos dirigentes.

Na reunião desta sexta, foi aprovada também uma pequena mudança no artigo 206 da Organização Didática do IFRN. Com isso, é permitido a partir de agora o estudante ter duas matrículas no Instituto, desde que sejam relativas a níveis diferentes de ensino. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares, o documento passará por um processo de atualização integral que deve começar ainda neste ano, como também o Projeto Político Pedagógico e os regulamentos da Instituição. Na reunião de hoje (20), foi atualizada ainda a comissão responsável pela revisão do Regulamento da Política de Capacitação dos Servidores, que continua tendo como coordenador Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas. Ainda nesta sexta, foram empossados a conselheira Bruna Lais Campos do Nascimento, representante dos servidores técnico-administrativos, e Pedro Ivo e Araújo Nascimento, representante dos professores.

A próxima reunião do Consup está marcada para o dia 8 de julho. O Conselho é responsável pelas principais decisões relacionadas às políticas e ações institucionais. Em breve, a ata da reunião extraordinária estará disponível na página do Consup.

extensao
servidores