Iniciação à Docência

Conif quer garantir a continuidade do Pibid

O Conselho teme que os cortes na Educação comprometam o Programa

Publicada em 02/07/2015 Atualizada há 1 ano

Diante das dificuldades econômicas que têm imposto cortes  no orçamento federal e contingenciamento de recursos aos órgãos e instituições ligadas ao Poder Executivo, o  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) encaminhou ao  Ministério da Educação (MEC) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um ofício pedindo a continuidade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Pibid Diversidade. O documento, protocolado na terça-feira passada (30), reafirma o papel estratégico dos programas na formação de professores e nos processos de desenvolvimento local e regional.

Além da manutenção das bolsas destinadas a estudantes dos cursos de licenciatura, professores da educação básica e professores das instituições de ensino superior, o Conif solicitou também a abertura do sistema para a elaboração dos Planos de Trabalho para o ano de 2015.

O Pibid e o Pibid Diversidade são programas da Capes que têm por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Atualmente são desenvolvidos em 284 instituições de ensino superior e 5.898 escolas de educação básica, contando com 90.254 bolsistas, dos quais cerca de 81.500 são alunos de licenciaturas ou supervisores.