Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Conheça a Assessoria de Comunicação e Eventos
Por dentro do IFRN

Conheça a Assessoria de Comunicação e Eventos

04/07/2018 - A Asce desempenha funções envolvendo publicações e eventos da Instituição

Conheça a Assessoria de Comunicação e Eventos

A Asce atua de forma colaborativa junto aos demais setores da Instituição

Responsável pela divulgação das informações referentes ao IFRN, como também o reforço da imagem institucional e a manutenção do diálogo com servidores, estudantes e sociedade, a Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria (Asce) é o setor que compõe esta edição da série de matérias intitulada Por dentro do IFRN.

É função da equipe prestar assessoria jornalística à Reitoria e aos campi, promovendo a integração entre os setores responsáveis pela comunicação social e os eventos nas diferentes unidades da Instituição. Além dessa atividade de gestão, a Asce executa a divulgação permanente das ações institucionais através de canais de comunicação social diversos, como site, redes sociais, informativos, releases. “O objetivo é consolidar a imagem institucional, ajudando a ampliar as ações desenvolvidas e gerando mais oportunidades para os cidadãos potiguares. Eles precisam saber o que a Instituição pode oferecer nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, precisamos nos comunicar”, explicou a assessora de Comunicação Social e Eventos, Maria Clara Bezerra.

Funcionando no segundo andar do prédio da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a Asce atua de forma colaborativa junto aos demais setores da Instituição, planejando e apoiando a realização de eventos sistêmicos como a Secitex. Além disso, vem trabalhando na elaboração de documentos que ajudem a direcionar os trabalhos nessas áreas.

“Aprovamos a normatização de formaturas e colações de grau, estamos criando o Comitê Estratégico de Comunicação Social e Eventos (ComECSE), cuja proposta encontra-se no Consup para análise e aprovação, e estamos concluindo a Política de Comunicação do IFRN, que será submetida à apreciação da comunidade”, declarou a assessora.

Composição da equipe

A ASCE vem passando por um processo de ampliação da equipe e da atuação junto aos campi. Além da assessora de Comunicação, publicitária, conta com o apoio dos servidores Cleyton Nascimento, jornalista; Davi Severiano, técnico em audiovisual, Jorge Santos, diagramador; Alberto Medeiros, auxiliar em administração, e Renan César, secretário-executivo. Os estagiários são: Gabriela Severiano, Hilda Vasconcelos, Ricarla Nobre, estudantes de Jornalismo, e Paulo Medeiros, Thuan Duarte e Emanoel Ferreira, estagiários na área de Design. Complementam a equipe as bolsistas Sandra Rocha e Mayara Gomes – também de Jornalismo, à frente da divulgação de projetos de parceria mantidos pela Asce com a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

Como o objetivo é integrar cada vez mais as ações, a ASCE conta com a colaboração de todos os servidores lotados nos setores de comunicação dos campi. A Secitex 2017 foi um exemplo do trabalho colaborativo, em que a cobertura jornalística, gerenciamento de redes sociais e o acompanhamento do cerimonial foram divididos entre os comunicadores do Instituto. Projetos como o novo vídeo institucional, com versões para cada um dos campi, vêm sendo feitos com a ajuda da jornalista Patrícia Mesquita (São Paulo do Potengi); da programadora visual Michelle Pinheiro (Parnamirim) e do técnico em audiovisual Justino Neto (Natal-Zona Norte).

“Houve uma mudança significativa na rotina de trabalho. Surgiram novas demandas e, com elas, novos desafios. Deixamos de ser um setor de apoio à gestão da Reitoria do IFRN e assumimos a atribuição de também gerenciar informações, produzir conteúdo e acompanhar mais de perto o trabalho realizado nos campi”, explicou Renan Lima, secretário executivo na Asce, a respeito das mudanças ocorridas nos últimos anos e as atribuições da assessoria atualmente.

Ações do documento

Página em carregamento