Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2017

Confira as orientações para realizar uma boa avaliação de trabalhos

No momento, estão sendo avaliados projetos submetidos ao Congic, Simpósio de Extensão e Mostra Tecnológica

Publicada em 21/09/2017 Atualizada há 1 ano

Trabalho apresentado na Secitex 2016.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) está se aproximando. Em sua III edição, o evento vem crescendo e acontece neste ano no Campus Caicó, de 28 a 30 de novembro. O momento é de atenção e muito trabalho para os 211 pesquisadores que se inscreveram para avaliar os trabalhos submetidos.

A fim de orientar o processo de avaliação, que segue até 13 de outubro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação vem enviando mensagens aos emails dos avaliadores com dicas e respostas às dúvidas mais frequentes. Inicialmente, é importante lembrar que o próprio sistema de submissão dos trabalhos sorteia os avaliadores a partir da área de conhecimento cadastrada.

Após enviar mensagens de alerta para o email inscrito, o sistema aguarda o aceite do avaliador por até quarenta e oito horas. Após o aceite, o trabalho fica sob a responsabilidade dele por até setenta e duas horas. Caso o pesquisador não realize a avaliação dentro do prazo, automaticamente o sistema envia o trabalho para outro avaliador. 

"Isso acontece em razão do volume de trabalhos que devem ser analisados em um curto espaço de tempo. Batemos recorde neste ano de trabalhos submetidos, então sabemos que a responsabilidade sobre a avaliação também cresce. Agradecemos todos os que se disponibilizaram a contribuir com essa ação", explicou Darlyne Fontes, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN.

As dicas abaixo foram elaboradas especificamente para os avaliadores do Congresso de Iniciação Científica (Congic). Estão sendo avaliados, além desses, os projetos enviados à Mostra Tecnológica e ao Simpósio de Extensão. A maioria das dicas pode ser considerada para qualquer processo de avaliação. Os critérios de análise para cada um dos eventos podem ser conferidos no site da Secitex. 

Quem tiver interesse, ainda pode se inscrever como avaliador. Os inscritos deverão atuar também na avaliação dos trabalhos durante o evento, que premia os melhores projetos apresentados em seu encerramento.

CONFIRA AS DICAS 

1.    O que considerar na avaliação? 

  • Preencher o formulário de avaliação com as informações referentes a cada critério analisado;
  • Tecer comentários construtivos e fundamentados, isto é, que contribuam para melhorias no trabalho enviado pelo(s) autor(es), indicando possíveis sugestões, ajustes, etc.;
  • Avaliar o trabalho em consonância com a adequação, relevância e originalidade da proposta;
  • Analisar o atendimento aos aspectos formais do trabalho. 

2.    Fatores críticos de rejeição e aceite: 

  • Rejeição: Fora do escopo geral do evento, linguagem inadequada, erros metodológicos e resultados incipientes.
  • Aceite: Alta qualidade desde a parte escrita, até os procedimentos metodológicos, possuir resultados consistentes e boas referências. 

3.    Dicas para uma boa avaliação: 

  • Escreva comentários que você gostaria de receber como autor, se colocar no lugar do outro é parte importante na devolutiva e ajuda na avaliação construtiva;
  • O processo de revisão favorece o aprendizado de quem avalia;
  • É importante possuir um método de revisão e seguir essa tática em todos que avaliar;
  • Procure manter uma linguagem clara, sucinta e em tom neutro, mas seja decisivo.

ENTENDA A SECITEX 

A Semana surgiu com o objetivo de reunir os principais eventos científicos, tecnológicos e culturais do IFRN. Durante sua realização, estudantes e servidores dos 21 campi da Instituição apresentam os resultados de suas produções à comunidade. Além de espaço para discussão científica, a Secitex é também um momento de integração, unindo representantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte. De caráter itinerante, a primeira edição aconteceu em Santa Cruz. A segunda em Parnamirim. Neste ano, sob a organização do Campus Caicó, o evento será realizado pela primeira vez fora dos muros da Instituição, na Ilha de Santana, principal espaço da cidade para realização de eventos.  

Além do Congic, do Simpósio de Extensão e da Mostra Tecnológica, a Secitex é formada também pela Expotec do Campus realizador, Olimpíada de Robótica, Mostra Coletiva de Artes e Prêmio de Empreendedorismo Inovador. As inscrições para os dois últimos seguem abertas até 5 de outubro. 

ACESSE: 

SECITEX 2017 - CAMPUS CAICÓ

 

 

 

 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas