educação

Conferências internacionais acontecem no Câmpus Central

De 10 a 14 de setembro, IFRN e Universidade do Minho realizam conferências sobre educação

Publicada em 21/08/2012 Atualizada há 1 ano

A Série de Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação e a I Jornada Doutoral em Ciências da Educação serão realizadas pelo IFRN e o Instituto de Educação da Universidade do Minho de Portugal, no âmbito do programa de cooperação entre as Instituições. As Conferências Internacionais têm o intuito de proporcionar a troca de experiências entres os pesquisadores estrangeiros e a comunidade acadêmica, enquanto a I Jornada Doutoral em Ciências da Educação é destinada exclusivamente aos doutorandos  da área de Sociologia da Educação, especialidades, Organização e Administração Escolar, Política Educativa e Sociologia da Educação.

As Conferências Internacionais ocorrerão no auditório do Câmpus Natal-Central do IFRN entre os dias 10 e 13 de setembro de 2012 e serão abertas para o público em geral. Os interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição. Os inscritos com participação comprovada em 75% das conferências terão direito a Certificado de Participação no Evento. As inscrições irão até às 23h59min do dia 08 de setembro de 2012 e serão feitas apenas online através do formulário eletrônico.

PROGRAMAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS

Dia 10 de setembro
19:00 - 20:00hDesafios e dilemas atuais do ensino superior.
Prof. Doutor Eugénio Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 11 de setembro
19:00 - 20:00hDemocracia e participação nas organizações educativas.
 Prof. Doutor Virgínio Sá (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 12 de setembro
19:00 - 20:00hPolíticas de avaliação e accountability em educação.
 Prof. Doutor Almerindo J. Afonso (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 13 de setembro
 19:00 - 20:00hAutonomia, direção e gestão das escolas em Portugal.
 Prof. Doutor Guilherme Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho)

INSCRIÇÕES

Clique aqui para se inscrever nas conferências, ela é a garantia de sua entrada. As inscrições vão até às 23h59min do dia 08 de setembro de 2012 e serão feitos apenas online através do formulário eletrônico.

I JORNADA DOUTORAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Simultaneamente às Conferências Internacionais, ocorrerá a I Jornada Doutoral em Ciências da Educação. Na ocasião, os doutorandos da área de Sociologia da Educação, especialidades, Organização e Administração Escolar, Política Educativa e Sociologia da Educação, participarão de cursos ministrados pelos conferencistas portugueses.

A Jornada acontecerá na Sala de Reuniões da Reitoria do IFRN, entre os dias 10 a 14 de setembro e a participação dos cursos será exclusiva para os docentes/administrativos inscritos na área de Sociologia da Educação.

PROGRAMAÇÃO DA JORNADA

Dia 10 de setembro
09:00 - 13:00hO campo da sociologia da educação e das políticas educacionais.
Prof. Doutor Almerindo J. Afonso  (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 11 de setembro
09:00 - 13:00hInvestigação portuguesa em administração educacional.
 Prof. Doutor Guilherme Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 12 de setembro
09:00 - 13:00hTeorias e modelos de análises em administração educacional.
 Prof. Doutor Virgínio Sá (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 13 de setembro
 09:00 - 13:00hIntrodução à metodologia de pesquisa em educação.
 Prof. Doutor Eugénio Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Dia 14 de setembro
 09:00 - 13:00hPAINEL DE DEBATES: Formação de Professores; Ensino Secundário/
Profissional; Formação em Administração Educacional; Formação
 em Projetos de Cooperação Internacional.
 Prof. Doutor Almerindo J. Afonso; Prof. Doutor Eugénio Silva;
Prof. Doutor Guilherme Silva; Prof. Doutor Virgínio Sá
(Instituto de Educação da Universidade do Minho)

MAIORES INFORMAÇÕES

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, 1692, Tirol, Prédio da Reitoria, Salas 30 e 24, Próximo a Unicat.

Telefones: (84) 4005-0763 / 4005-0791

Email: propi@ifrn.edu.br