Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão de Pessoas

Comunicadores do IFRN participam de capacitação interna

Na área de fotografia e eventos, cursos aconteceram no Campus Natal-Cidade Alta

Publicada em 30/10/2017 Atualizada há 1 ano

Cursos foram realizados na Unidade Rocas do Campus Cidade Alta

Entre 23 e 27 de outubro de 2017, a unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN recebeu dois cursos de capacitação na área de fotografia e cerimonial. Organizados pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria com apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), através da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, os cursos foram ministrados por servidores técnicos e docentes do Instituto, da UFRN e da Fundação de Apoio ao IFRN, a Funcern. Os cursos buscaram familiarizar os servidores das 21 Coordenações de Comunicação (Cocsev) dos campi da Instituição com as regras e diretrizes para a realização dos eventos e com os detalhes e conceitos técnicos da fotografia. Além dos comunicadores, as capacitações também contemplaram servidores indicados pelos diretores-gerais de cada campus e estagiários, que participaram como ouvintes. 

O curso de Fotografia foi ministrado por Alberto Medeiros, da ASCE; Vanessa Paula Trigueiro, coordenadora do curso de Multimídia do Campus Natal-Cidade Alta, e Teotônio Roque, assessor de Comunicação da Funcern. Para Simone Pereira, que é servidora do Campus Caicó, “participar desse curso foi muito importante porque, apesar de já mexer muito na máquina, eu aprendi muitas funções que nem imaginava poder fazer”. Além das aulas referentes à parte técnica, o curso contou com um momento prático, realizado no Parque das Dunas, em que os participantes puderam vivenciar a fotografia.

A parte da capacitação que tratou do cerimonial para eventos foi totalmente realizada nas dependências da unidade Rocas e contou com a participação das professoras Darlyne Fontes e Juliana Vieira, que falaram sobre planejamento e etiqueta corporativa, respectivamente. Além delas, a técnica administrativa Andreza Luna, que é intérprete da linguagem de sinais no Campus Santa Cruz, falou sobre Acessibilidade e Inclusão. Parte do curso foi apresentada – com cases – por Lourdes Bakker, servidora da UFRN responsável pelos cerimoniais da Universidade. “Achei muito importante a presença dela, que trouxe parte da sua vivência no cerimonial do Gabinete da Reitoria da UFRN, além de nos apresentar documentos que regulamentam os protocolos das cerimônias realizadas lá. Como nós estamos nos organizando para criar nossos documentos, tanto o relato da experiência quanto esse material podem – e vão - contribuir na formulação deles”, disse Michelle Pinheiro, coordenadora de Comunicação no Campus Parnamirim. 

Para Ibnny Afonso, da Cocsev do Campus João Câmara: “os cursos de fotografia e eventos promovidos pela Asce em parceria com a DIGPE foram muito produtivos e enriquecedores para os participantes, sobretudo para os servidores que atuam diretamente nas Coordenações de Comunicação dos campi, pois possibilitaram um momento de grande aprendizagem e troca de experiências”.

Os cursos fizeram parte do Planejamento 2017 da ASCE em parceria com a DIGPE, voltados à capacitação dos servidores do IFRN nas suas áreas de atuação.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas