relações internacionais

Comitiva do IFRN visita Alemanha e Inglaterra

Viagem busca ampliar oportunidades de intercâmbio acadêmico e científico entre as Instituições

Publicada em 31/01/2013 Atualizada há 1 ano

O reitor Belchior Rocha conversando com o prof. Dênio Rebello Arantes (Conif), Dra. Irma de Melo Reiners (BAYLAT), Dr. Christoph Parchmann (Ministério de Ciências, Pesquisa e Artes do Estado da Baviera) e o Sr. Lorenz Wagner (Consulado em Munique)

Ampliar as oportunidades de intercâmbio acadêmico e científico e a participação dos Institutos Federais no Programa Ciência Sem Fronteiras: esses são os objetivos da viagem do Reitor do IFRN, prof. Belchior de Oliveira Rocha, e o Assessor para Assuntos Internacionais do IFRN, prof. Marcelo Henrique Carneiro Camilo, com a Delegação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para a Alemanha e Inglaterra.

A delegação brasileira está reunida desde terça-feira (29), onde irá realizar, até o dia 8 de fevereiro, visitas técnicas e reuniões acadêmicas com os diretores e responsáveis pelas Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha e da Inglaterra.

Para o prof. Belchior de Oliveira Rocha, reitor do IFRN, a viagem, além de dar visibilidade internacional ao IFRN, amplia as cooperações de intercâmbio de alunos e servidores entre o IFRN e Universidades da Alemanha e Inglaterra, assim como a participação dos alunos no Programa Ciência sem Fronteiras. "Levando em consideração o elevado nível de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico vivenciado por esses países e suas Universidades, as expectativas desse encontro são as melhores possíveis", afirmou o reitor.

A comitiva brasileira esteve ontem (30) na cidade de Munique, na Alemanha, onde participou de uma reunião no Ministério da Educação, Ciências, Pesquisas e Artes do Estado da Baviera e visitou a Hochschule München (Universidade de Ciências Aplicadas de Munique).

Ainda na Alemanha, o grupo irá visitar os laboratórios e dependências da Universidade de Ciências Aplicadas de Würzburg-Schweinfurt, em Schweinfurt, e irá participar, na cidade de Bonn, de um encontro de trabalho entre os Reitores dos IFes e das Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha, representados pelo Hochschulrektokonferenz (HRK), além de visitar o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com o objetivo de ampliar as parcerias.

Na Inglaterra, a comitiva irá participar de reuniões nas Universidades das cidades de Londres, Bradford e Warwinckshire. Em Londres, o grupo participará de visitas técnicas aos Colleges de Ealing, Hammersmith, West London e Westminster com o objetivo de ampliar a participação dos Institutos Federais no Programa Ciência Sem Fronteiras.

Na cidade de Bradford, a delegação realizará visita técnica ao College Bradford, onde terão palestra sobra a formação de professores e trabalho com a indústria. Em Warwinckshire, a comitiva realizará visita técnica ao Warwinckshire College e participarão de palestra sobre a produção industrial e engenharia.

extensao
pesquisa