GESTÃO DE PESSOAS

Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas inicia atividades

A primeira reunião ocorreu nos dias 5 e 6 de março, no Campus Macau.

Publicada em 12/03/2018 Atualizada há 12 meses

Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas (CEGP/IFRN) em sua primeira reunião, no Campus Macau.

O Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (CEGP/IFRN) tem a finalidade de propor e assegurar a implementação da política de gestão de pessoas no âmbito do instituto, como por exemplo, a política de formação continuada dos servidores, a política de remoção interna, a política de licença para capacitação, a política do estágio probatório, a política de avaliação de desempenho. Dessa forma, tem como objetivo o aprimoramento da gestão de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da instituição e incentivando um melhor ambiente de trabalho.

A Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN percebeu a necessidade de estabelecer, em nível estratégico, orientações e diretrizes pactuadas entre os setores do instituto. Assim, seguiu a recomendação do Tribunal de Contas da União, de estabelecer este comitê, que tem como competências: propor políticas e diretrizes de gestão; elaborar o Plano Estratégico; avaliar a gestão de pessoas, buscando a efetividade de seus resultados para o desempenho organizacional; e atuar como instância consultiva dos setores do IFRN.

De acordo com o diretor de gestão de pessoas, Auridan Dantas, “dentro da rede federal dos institutos, apenas outros dois institutos possuem o comitê estratégico de gestão de pessoas, isso torna o IFRN pioneiro, mais uma vez”.

A primeira reunião do comitê aconteceu nos dias 05 e 06 de março do corrente ano, no Campus Macau. A pauta da reunião incluiu a apresentação dos membros e da resolução que criou o CEGP; a discussão e aprovação do regimento do CEGP; a leitura, análise e discussões sobre o decreto que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; e o início das discussões sobre a atualização da resolução sobre capacitação.

Composição

O CEGP/IFRN é composto por dez pessoas, sendo um representante – titular e suplente – dos setores e órgãos colegiados do IFRN. A Portaria nº 2548/2017-Reitoria/IFRN designou os servidores que compõem o comitê. Há representantes das Coordenações de Gestão de Pessoas/Diretoria de Administração de Pessoal/Assessorias de Gestão de Pessoas, Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Comissão Interna de Supervisão (PCCTAE), Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão, Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae), Diretoria de Tecnologia da Informação (DIGTI) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE). O representante da DIGPE coordena o comitê, na qualidade de representante do IFRN no Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC.

servidores