Comece

Documento foi publicado como Resolução 31/2018 do Consup

Publicada em 08/04/2019 Atualizada há 1 ano

Primeira reunião do ComECE aconteceu no Campus Mossoró
Como uma das ações de implantação da Política de Comunicação do IFRN, a equipe de comunicadores do Instituto realizou, de 1 a 3 de abril, a primeira reunião do Comitê Estratégico de Comunicação Social e Eventos do Instituto (ComECE). Coordenado pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (Asce), o encontro aconteceu no Campus Mossoró e contou com a participação de 24 servidores de todo Instituto, além da equipe do Núcleo de Comunicação da Funcern. O coordenador do Núcleo, Teotônio Roque, compartilhou com o grupo os projetos desenvolvidos pela Fundação e falou sobre as possibilidades de parcerias.

O ComECE foi uma das ações estabelecidas pela Política de Comunicação do IFRN, que visa a promover o caráter público e estratégico da comunicação institucional. O documento foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup), em reunião extraordinária do dia 28 de setembro de 2018, e publicado como Resolução 31/2018.

Além do Comitê, a criação de uma identidade visual comum para os setores internos do IFRN foi outro ponto destacado. A partir de agora, todas as comunicações realizadas por pró-reitorias, diretorias, coordenações e assessorias devem ser assinadas pelo logotipo do IFRN acompanhado pela identidade do setor, que tem suas normas estabelecidas em um manual.

O grupo falou ainda sobre a necessidade de formalização, dentro do organograma do Instituto, de setores que se debrucem sobre as necessidades e o crescimento das áreas específicas como eventos e jornalismo. “Esse ponto também está atendido pela Política de Comunicação, com a criação de Núcleos na estrutura da Reitoria. O próximo passo é implantar”, explicou a assessora de Comunicação, Maria Clara Bezerra.

O servidor responsável pelo trabalho de atualização do site, Ibnny Ferreira, do Campus João Câmara, apresentou ao grupo o resultado da pesquisa aplicada de 18 a 29 de março. A consulta obteve mais de 3 mil respostas e será um dos indicadores utilizados para pensar a nova estrutura do portal, junto a pesquisas sobre o conteúdo de outros sites de instituições de educação.

Já a servidora Patrícia Mesquita, do Campus São Paulo do Potengi, coordenou um debate sobre o audiovisual no Instituto. Além do Núcleo de Audiovisual que deve ser implantado na Reitoria, com a finalidade de coordenar e orientar o trabalho nos diversos campi, a Instituição possui a Coordenação de Videoproduções, no Campus Natal-Zona Leste, além de produtos de audiovisual desenvolvidos nos diversos campi. Os servidores falaram também sobre a aplicação da Normatização para cerimônias de certificação, formatura e colação de grau, eventos organizados pela Comunicação, mas realizados pela equipe dos campi.

Em 2019, são projetos estratégicos da área de Comunicação Social do IFRN a reestruturação do site e do audiovisual, o que será feito de maneira colaborativa e acompanhada pelo ComECE.

Acesse:

Documentos orientadores da Comunicação Social e Eventos do IFRN