Comitê de Pesquisa e Inovação se reúne na Reitoria

Mais de 30 pessoas dos 21 campi e da PROPI participaram do encontro

Publicada em 14/12/2016 Atualizada há 1 ano

O Comitê de Pesquisa e Inovação, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (PROPI), realizou nos dias 12 e 13 de dezembro, na Sala de Reuniões da Reitoria, a segunda reunião presencial em 2016.  O evento teve objetivo de avaliar e divulgar a prestação de contas referentes às ações realizadas ao longo do ano, bem como traçar o planejamento e a previsão orçamentária para 2017.

Mais de 30 pessoas participaram do evento, entre chefes de coordenações e diretoria de pesquisa e inovação dos 21 campi do Instituto, além de coordenadores de projetos vinculados ao CNPq. Servidores em cooperação técnica com a PROPI e os estagiários que atuam naquela Pró-Reitoria também estiveram presentes.

Em relação à prestação de contas das ações realizadas em 2016, a equipe gestora e técnica da PROPI elaborou uma pauta com enfoque em 12 áreas de atuação. Foram discutidos os desafios, as dificuldades e os avanços dessas áreas, como a implementação do Prêmio Empreendedorismo Inovador, o edital de apoio à participação de servidores e estudantes em eventos científicos e tecnológicos e o edital voltado às áreas de arte, esporte e lazer. Além disso, também foi realizada a revisão e a melhoria do trabalho em algumas frentes, como o Repositório Institucional e a Base de Dados.

Já em relação ao planejamento das ações e a previsão orçamentária para 2017, o pró-reitor de pesquisa e inovação, prof. Márcio Azevedo, destacou que a PROPI está seguindo a mesma lógica que vem sendo implantada junto ao Colégio de Dirigentes e no Curso de Administração Escolar. “Apresentamos as nossas ações e as previsões orçamentárias, dando a oportunidade de se ouvir, dialogar e aperfeiçoar o nosso trabalho", destacou.

O pró-reitor de pesquisa e inovação falou ainda sobre empenho da Reitoria na manutenção orçamento para a pesquisa e a inovação. “As perspectivas de cortes por parte do governo federal poderiam comprometer o trabalho da pasta, mas nosso planejamento está sendo guiado com base no que foi executado em 2016”, ressaltou.

Participantes da reunião destacaram a importância do evento, como a professora Andrea Pereira da Silva, coordenadora de pesquisa e inovação do Campus Parnamirim do IFRN. “O encontro fortaleceu a integração da PROPI com as coordenações em cada Campus, permitiu maior apropriação do trabalho e deu maior transparência e acessibilidade no processo de planejamento", afirmou. O evento foi encerrado com almoço de confraternização.

pesquisa