COPI

Comitê de Pesquisa e Inovação do IFRN se reúne no Campus Mossoró

Durante o encontro foram apresentados resultados da gestão na área e planejamentos para 2019

Publicada em 05/04/2019 Atualizada há 12 meses

Comitê se reuniu entre 1º e 3 de abril, no Campus Mossoró

Entre os dias 1º e 3 de abril,  o Comitê de Pesquisa e Inovação do IFRN (Copi) se reuniu no Campus Mossoró do Instituto, onde foram recebidos pelo diretor-geral, professor Jailton Barbosa, e pelo coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Jerônimo Leite. O reitor do Instituto, professor Wyllys Farkatt, que se encontrava no Campus, deu às boas vindas à equipe. Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Márcio Azevedo, estava em Brasília representando o IFRN no Fórum das Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

No encontro, o diretor de Inovação Tecnológica (Ditec), professor João Teixeira, e a coordenadora da Editora do IFRN, professora Kadydja Chagas, apresentaram resultados da gestão na área de pesquisa e inovação na Instituição no ano de 2018, em comparação com o histórico de índices de desempenho institucional desde 2014. Além disso, também expuseram o planejamento para este ano com detalhamentos das ações da Diretoria, incluindo entre outras, a realização do Simpósio de Pesquisa e a preparação de anais de eventos.

Resultados

João explicou que “em face dos resultados apresentados e das ações planejadas, o Comitê aprovou a emissão de uma Nota Informativa, com esclarecimentos à comunidade acadêmica do IFRN sobre procedimentos de gestão da pesquisa na Instituição, alguns dos quais atendem a recomendações dos órgãos de controle”. Na Nota são apresentados os resultados referentes aos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no Instituto, registros de propriedade intelectual, programas de inovação tecnológica, produção e publicação científica dos pesquisadores do IFRN e publicação de livros. O diretor comentou ainda que “foram discutidas as normas para apresentação e avaliação dos trabalhos submetidos ao Congresso de Iniciação Científica (Congic) e, também a criação de duas comissões específicas voltadas para elaboração dos editais do ano de 2020 e para trabalhar uma nova adequação no modo de pesquisa do Sistema Único de Administração Pública (Suap)”.

Ainda na reunião foram tratadas pautas, juntamente com membros da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Assessoria de Comunicação Social (Asce), sobre o uso do Cartão Pesquisador e a organização da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão 2019 (Secitex) do Instituto, que este ano será organizada pelo Campus Mossoró. Na oportunidade, o grupo visitou ainda a Estação das Artes e o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, onde deverá ocorrer a 5º edição deste que é o maior evento científico e cultural do IFRN.

Acesse:

Nota Informativa Conjunta nº 01/2019 - Procedimentos de Gestão da Pesquisa do IFRN

servidores