Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COEN

Comitê de Ensino realiza primeira reunião presencial do ano

Encontro aconteceu no Campus Canguaretama com presença das equipes gestoras da área

Publicada em 29/03/2019 Atualizada há 1 ano

Comitê é responsável pelas principais discussões relacionadas à área do ensino no IFRN

O Comitê de Ensino do IFRN (Coen) realizou nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de março, a primeira reunião presencial do ano. O grupo, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen), reuniu-se no Campus Canguaretama do Instituto. Entre outros temas, discutiu a Tutoria de Aprendizagem e Inclusão, os Projetos de Ensino, os processos seletivos e a continuidade do processo de revisão dos cursos, o que vem sendo conduzido nos campi desde o ano passado. Os membros do Coen estarão presentes no Fórum de Validação dos Cursos Técnicos Integrados, que acontece nos dias 4 e 5 de abril, no auditório do Campus Natal-Central.

O Fórum vai iniciar com um relato do pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares, sobre a reunião realizada com o responsável pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Rafael Luccchesi, sobre a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional. No encontro, o pró-reitor do IFRN, acompanhado pelos reitores do IFSUL e do IFMT, defendeu a garantia das concepções e defesas da Rede de Educação Profissional, em especial do Ensino Médio Integrado.

Em seguida, os diretores acadêmicos dos campi vão compartilhar com os participantes do Fórum o resultado dos debates promovidos nas suas unidades de ensino sobre o processo de revisão dos cursos. Os debates se baseiam na integração curricular, metodologias de ensino e avaliação, temporalidade e sustentabilidade orçamentária. Os relatos serão registrados e encaminhados ao Conselho Superior (Consup), que vai deliberar sobre a revisão dos cursos, como foi feito no processo de revisão das licenciaturas e será feito também com os cursos superiores de tecnologia.

"No segundo dia do Fórum terão início as discussões sobre as diretrizes, garantindo todos os princípios defendidos no Projeto Político Pedagógico (PPP) do IFRN, tendo como base o Volume 4 do documento", explicou o pró-reitor.

O Fórum dos Cursos Técnicos Integrados terá um segundo encontro, agendado para os dias 29 e 30 de abril, em razão da complexidade do tema e necessidade de tempo para a ampla discussão. Para a primeira edição, há a confirmação de 400 participantes de todos os campi da Instituição. A primeira edição do Fórum terá início às 9h, no auditório do Campus Natal-Central, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Campus EaD do IFRN.