Educação Profissional e Tecnológica é discutida em Fórum Mundial

Cerca de 2500 pessoas compareceram ontem (26) à cerimônia de abertura do III FMEPT, que contou com a presença do Ministro da Educação

Publicada em 27/05/2015 Atualizada há 1 ano

Imagem cedida (III FMEPT)

“Durante os próximos dias, Pernambuco vai falar para o mundo através de vocês”. Com essa frase, a reitora do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFPE) e coordenadora-geral do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, Cláudia Sansil, abriu os trabalhos da terceira edição do evento que acontece até a próxima a sexta-feira (29).

Um público de cerca de 2.500 pessoas de todos os estados do Brasil e diversas regiões do mundo lotou o Teatro Guararapes para assistir à cerimônia de abertura que contou com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. “Pernambuco é um Estado de tradição revolucionária, e é simbólico que este Fórum esteja acontecendo aqui”, disse o ministro.

Ele chegou há poucos dias do Fórum Mundial de Educação, realizado na semana passada, na Coreia do Sul, com autoridades e delegações de todo o mundo. “Queria concluir minha participação aqui, no FMEPT, que é uma iniciativa brasileira. O Brasil convida o mundo a contribuir com a educação profissional e tecnológica e oferece também suas experiências e conquistas”, disse.

Durante o discurso, o ministro foi aplaudido quando lembrou que mesmo com divergências, todos estão buscando uma melhoria na educação do Brasil. Ele também reforçou a importância do Plano Nacional de Educação e suas 20 metas.
Na cerimônia, a coordenadora-geral do Fórum, Cláudia Sansil lembrou pernambucanos ilustres como Paulo Freire, Ana das Carrancas, Naíde Teodósio e Chico Science, além do médico e geógrafo Josué de Castro, autor da “Geografia da Fome” nos anos 1940 e homenageado na terceira edição do FMEPT. “Estamos no caminho certo. É por meio da educação que levaremos inclusão ao interior dos Estados. O que fazemos hoje é empoderar as pessoas por meio da educação profissional e tecnológica”, disse a reitora Claudia Sansil a uma audiência de estudantes e servidores da rede federal, convidados e representações de mais de dez países.

Representando o Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, o secretário de Educação do município de Canoas (RS) Eliezer Pacheco, falou sobre a dimensão emancipadora da educação profissional. “ A expansão da educação profissional quebra a ideia de que a universidade é privilégio apenas das elites e o ensino técnico apenas voltado aos trabalhadores”, afirmou. De acordo com Eliezer, a soberania de um país está associada ao , desenvolvimento tecnológico e este, por sua vez, está plenamente vinculado à educação.

Também participaram da cerimônia de abertura do Fórum Mundial Fred Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco, que representou o governador Paulo Câmara; Marcelo Feres, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); Belchior Rocha, representante do Conselho de Reitores dos Institutos Federais (Conif); Eduardo Davi Negrín,representante do Conselho Internacional do Fórum; e Maria José de Sena, reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Fonte: http://www.fmept.org/pt/?p=4115

extensao