Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jif's

Com a casa cheia, IFRN celebra a abertura dos Jogos dos Institutos Federais do Nordeste

O evento reuniu 1,3 mil atletas e contou com apresentações culturais dos campi Macau e Natal-Central

Publicada em 04/09/2018 Atualizada há 12 meses

No ginásio do Cnat, atletas, servidores e familiares vibraram com a abertura do evento

O Campus Natal-Central foi palco da abertura da Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais (Jif’s) nesta segunda-feira (3), e contou com a presença de mais de mil e 300 atletas-estudantes de dez delegações de Institutos dos estados do Nordeste, além de reitores e representantes dos Institutos. O evento ainda promoveu apresentações culturais dos campi Macau e do Natal-Central (Cnat).

Entre as atrações da cerimônia, a aluna Aparecida Beatriz de Araújo, atleta tricampeã dos Jif’s Nordeste pelo vôlei de quadra e de areia, realizou o juramento do atleta. A aluna Luíza Maria Leão, medalhista de ouro em natação nas etapas Nordeste e nacional em 2017, conduziu a tocha olímpica, que representa a fé do atleta; Para a execução do Hino Nacional, apresentado pelos alunos Davi Guimarães, Mikael Madson e Marya Beatriz, foi utilizado voz e violão, inovando o ritmo do símbolo brasileiro.

Apresentações culturais

O grupo do Campus Macau, formado por 40 alunos, apresentou uma coreografia baseada no movimento Mangueabet, surgido no início da década de 90. O movimento buscava misturas a riqueza cultural do nordeste brasileiro com a batida eletrônica dos Estados Unidos e Europa. Fundamentado em uma viagem à Grécia antiga, o grupo de teatro do Campus Natal-Central, representaram uma peça do universo grego, passando pelo “big-bang” e deuses representativos do céu e da terra, além da mitologia grega e seu legado.Para o reitor do Instituto, Wyllys Tabosa, esses Jogos revelam alguns aspectos importantes: "temos no esporte parte da formação dos nossos estudantes, pois nossa vocação técnica não nos afasta de uma formação humanista e preocupada com a saúde. Revelam também a capacidade que a Rede Federal, como um todo, tem de ser protagonista de processos diferenciados de Formação que inclui diferentes dimensões do fazer acadêmico e de aprendizado", disse.  Wyllys ainda ressaltou os agradecimentos - em nome do diretor-geral do Campus Natal Central, José Arnóbio - à equipe organizadora do evento, destacando o empenho dos professores Dário Maia (coordenador) e Renier Dantas (assessor), além da Diretoria de Atividades Estudantis, da Reitoria, também envolvida na organização. 

Durante a cerimônia ainda houve uma homenagem ao professor João Holanda, precursor dos Jifs, e um minuto de silêncio em memória do estudante Luiz Benes, morto recentemente. 

Os jogos

Os Jogos dos Institutos Federais fazem parte das ações do sistema da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Seguindo da etapa estadual, há as etapas regionais e a grande final, a etapa nacional, que este ano será realizada em Fortaleza, no mês de outubro. A Etapa Nordeste segue até 8 de setembro, com disputa das modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. A exceção do Atletismo, que acontece na UFRN, todas as competições se desenrolam no Cnat.

Acesse

Página dos Jogos

Confira as fotos da Abertura

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas