Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Cidade Alta

Colônia de férias movimenta quatro bairros de Natal

Proposta foi idealizada por estudante do curso de graduação em Gestão Desportiva e de Lazer

Publicada em 04/01/2017 Atualizada há 12 meses

Foto: Beto Leite

Rocas, Passo da Pátria, Mãe Luiza e Cidade Alta: durante quase todo o mês de janeiro, esses 4 bairros da periferia de Natal são palco para a colônia de férias "Cidade do Brincar - praticando esporte para a cidadania”. O projeto é desenvolvido por alunos e servidores do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN, como forma de propiciar educação e entretenimento a crianças e adolescentes da região. 

A ideia foi do estudante Genildson Silva, do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, com orientação da professora Kadydja Chagas. Graças à relevância social, o projeto foi selecionado e financiado pelo Programa Brincando com Esporte, do Ministério do Esporte. “Para a iniciativa acontecer, os alunos do campus participaram, durante o mês de dezembro, de uma oficina de capacitação, para desenvolverem isso na prática", explicou Genildson. 

Para dar conta da missão, foi formado um grupo com cerca de 60 alunos e servidores do Campus Cidade Alta. “Para os estudantes, tem sido uma oportunidade de vivência da pratica profissional da gestão do esporte e lazer”, declarou a coordenadora do projeto. 

Pela manhã, são desenvolvidas atividades com crianças na faixa etária dos 6 aos 10 anos. Durante a tarde, é a vez do público de 10 a 17 anos. Até o dia 27 de janeiro, vão acontecer brincadeiras, construção de brinquedos populares, contação de estórias, dança, gincana recreativa, jogos (desportivos, de mesa e recreativos), passeios e teatro.

Cátia Lira, aluna do curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, está atuando na coordenação do núcleo Passo da Pátria. “Tem sido recompensador receber o carinho e amor de crianças que muitas vezes passam por situações difíceis em suas vidas, mas que encontram nesses momentos aqui muita atenção e carinho de nossa equipe”, revelou. 

Para Gabriela Karla, aluna do curso Técnico Integrado em Lazer, atuante no núcleo da Cidade Alta, a colônia é "a prática do que se aprende em sala de aula e é incrível você ver como as crianças agem e principalmente aprendem. Tem sido muito bom”.