Codir

Colégio de Dirigentes recebe representantes da Polícia Militar

Entre as pautas, esteve a discussão da segurança no entorno dos campi do Instituto

Publicada em 05/06/2017 Atualizada há 1 ano

Cabo João Maria Sales de Barros. Foto: Edson Ícaro

Em reunião realizada durante a manhã e tarde desta segunda (5), os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) receberam representantes da Polícia Militar (PM). O objetivo principal foi discutir as questões relacionadas à segurança pública no entorno das unidades do Instituto. A major Soraia Castelo Branco e o cabo João Maria Sales de Barros iniciaram a reunião apresentando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O cabo João Maria, pedagogo do projeto, abordou a importância do trabalho preventivo realizado e as dificuldades para mantê-lo, como a diminuição no número de colaboradores.

Em seguida, o diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, Carlos Eduardo Campos Freire, relatou o caso ocorrido na última quarta-feira (31), quando o segurança da unidade Cidade Alta do Campus foi rendido e teve sua arma levada. Ele e os demais dirigentes destacaram as preocupações sobre a segurança de alunos e servidores. Sobre o Campus Natal-Cidade Alta mais particularmente, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto, professor Marcos Oliveira, solicitou o apoio para rondas principalmente nos horários de entrada e de saída dos alunos. A major e o cabo se colocaram à disposição da Instituição para discutir ações a curto e longo prazo para a questão da segurança.

OUTRAS PAUTAS

A reunião contou com o esclarecimento sobre a unidade IFRN do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), que passa a funcionar a partir de julho. O Siass é responsável, entre outras coisas, pela perícia médica de servidores, prevenção á saúde e investidura em cargo público. No Instituto, terá uma  unidade central na Reitoria, com unidades nos campi que puderem dar a assistência médica. De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor, Cíntia Gouveia, é a primeira instituição a adotar esse modelo. O médico do Campus Natal-Cidade Alta, Luiz Jose de Sant Anna Neto TAMBÉM Foi responsável também pela apresentação .

Outro destaque do encontro foi a aprovação de representante do Sinasefe, sindicato dos servidores do Instituto, para compor a comissão permanente que discute os recursos orçamentários da Instituição. Os dirigentes sugeriram e aprovaram ainda a inclusão do economista da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos André de Oliveira, e do diretor de Gestão em Atividades Estudantis (Digae), Erivan Sales do Amaral. Na última reunião, já havia sido aprovada a participação de representante da Rede de Grêmios (Regif) no grupo.

Grupo formado por assistentes sociais e profissionais da saúde vinculadas à Digae apresentou ainda a proposta de curso de capacitação sobre doenças sexualmente transmissíveis e de um projeto piloto de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite, que deve começar pelos campi Natal-Central, Cidade Alta, João Câmara e Mossoró. As ações surgem como sugestão da Unicef, em razão do aumento de casos de HIV em jovens entre 16 e 23 anos.

Ainda na reunião desta segunda-feira (6), os dirigentes votaram nos representantes do Codir para participação no Conselho Superior da Instituição (Consup), biênio 2017-2018. Farão parte do Consup o diretor-geral do Campus Natal-Central, Arnóbio de Araújo Filho; a diretora do Campus Santa Cruz, Samira Delgado; do Campus São Gonçalo do Amarante, Marilac de Castro; do Campus Currais Novos, Andreilson Oliveira, e de Canguaretama, Valdelúcio Pereira.

O Codir é formado pelo reitor Wyllys Farkatt, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi. Uma nova reunião, por videoconferência, foi agendada para o dia 19 de junho. Confira o que foi debatido no último encontro dos dirigentes