Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROEX

Capacitação sobre elaboração e gerenciamento de projetos acontece na Reitoria

Ao todo, 40 servidores participaram do evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão

Publicada em 02/08/2017 Atualizada há 1 ano

A Pró-Reitoria de Extensão realizou entre os dias 31 de julho e 2 de agosto um curso de capacitação sobre elaboração e gerenciamentos de projetos. O evento aconteceu no auditório da Reitoria e contou com a participação de 40 servidores de diversos campi do IFRN. O curso foi ministrado por Luciana Harumi, do Instituto Federal de São Paulo, que apresentou ferramentas e estratégias para um projeto bem-sucedido. 

“Uma das partes mais críticas quando alguém pretende escrever um projeto de extensão diz respeito ao planejamento. Então começamos primeiramente com um brainstorming, usando mapa mental para fazer projetos individuais e colaborativos. Depois passamos para outras ferramentas, como a estrutura analítica de projeto, o canvas, o quadro lógico. Enfim, apresentamos várias alternativas para os participantes terem conhecimento e saberem definir aquela que mais se adéqua ao projeto que pretendem desenvolver”, afirmou a palestrante.

De acordo com a Assessora de Programas e Projetos, Sandra Nóbrega, esta é a segunda vez que acontece um evento dessa natureza no IFRN. “O primeiro aconteceu há cerca de 5 anos, por isso existia essa demanda por parte dos coordenadores de projeto nos campi. Não é difícil encontrar servidores com ótimas ideias, mas que possuem dificuldades em traduzir os pensamentos para dentro de uma estrutura ordenada. A partir do conhecimento adquirido, acredito que com o tempo os resultados começarão a aparecer”, explicou.

Ainda em relação a resultados, Sandra Nóbrega ressalta que outros cursos com essa temática deverão acontecer. “Tendo em vista que houve mais de 80 interessados e tínhamos apenas 40 vagas, é possível perceber que existe uma demanda nessa área dentro da Instituição. Com a realização de outros eventos, podemos capacitar mais servidores e, consequentemente, teremos mais projetos bem elaborados e bem-sucedidos”, concluiu.

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas