Olimpíada Arduíno

Câmpus Zona Norte desenvolve projeto em robótica

A ideia é promover o interesse por eletrônica em alunos de outras escolas públicas da região

Publicada em 13/03/2013 Atualizada há 1 ano

As competições devem ter início em abril, no Câmpus Zona Norte

Com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento da robótica entre os alunos e difundi-lo nas escolas públicas da Zona Norte, está sendo desenvolvido no câmpus do IFRN instalado na área o projeto "Olimpíada Arduíno: Uma Maneira Prática de Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Abertos".

Arduíno é um projeto open source, baseado numa plataforma eletrônica aberta. O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, está sendo oferecido um curso de Arduíno, já em fase de conclusão. Na segunda, os alunos do IFRN Zona Norte vão se dividir em grupos para construir seus robôs e disputar competições de corrida e sumô. As disputas devem ter início em abril, no próprio câmpus.

O projeto foi concebido de maneira que todos, inclusive aqueles sem nenhum conhecimento em eletrônica ou programação, pudessem desenvolver sistemas eletrônicos e robóticos. Para Marcones Oliveira, aluno do 2º ano de Eletrônica, o mais importante é ter a oportunidade de experimentar o aprendizado da sala de aula: "ações como essa ajudam muito a aumentar os nossos conhecimentos na área. É tanto que projetamos a criação de um robô coletor de lixo até o fim da olimpíada. Vai ser bem legal".

Segundo o professor coordenador da Olimpíada Arduíno, Pedro Ivo de Araújo, o projeto vai beneficiar também alunos de escolas públicas na região: "a ideia é levar essa minicompetição para outras escolas da Zona Norte. Isso vai, sem dúvida, aumentar o interesse desses estudantes pela robótica", disse Pedro.

extensao