Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus Parelhas forma duas turmas de Cuidadoras de Idosos
Mulheres Mil

Campus Parelhas forma duas turmas de Cuidadoras de Idosos

10/02/2017 - Ação tem o objetivo de promover o empoderamento feminino

Campus Parelhas forma duas turmas de Cuidadoras de Idosos

Luciene Cordeiro tem 48 anos. Com pais idosos e uma mãe vítima de um AVC, ela fez o curso de Cuidadora de Idosos ofertado pelo Campus Parelhas a fim de adquirir conhecimentos para cuidar dos familiares. “E quem sabe arriscar, nas horinhas que der, eu também adquirir uma renda, não é? No momento estou sem renda”, completou. Já Maria José da Silva tem 27 anos e já cuidava de idosos. Quando soube do curso, foi logo se inscrever. “Me identifico com o trabalho e queria aprender mais”, explicou.

Elas fazem parte das 2 turmas do Programa Mulheres Mil do Campus Parelhas certificadas na tarde desta quinta-feira (9), no auditório do Campus. Acompanhadas por amigos, filhos e outros familiares, não conseguiam esconder no sorriso e nas poses para as fotos a satisfação de participar da solenidade. “Nós mulheres sabemos como ainda é difícil, em nossas múltiplas realidades, nos capacitar, muitas vezes precisando levar os filhos para assistir às aulas. O que vocês precisam é acreditar que podem! Quem sabe agora fazer um curso técnico de Enfermagem, depois um superior”, encorajou a diretora do Campus Parelhas, Gerlúzia Azevedo.

Fizeram parte da mesa de honra da solenidade de certificação a pró-reitora de Extensão do IFRN, Régia Lopes; o diretor-geral do Campus Currais Novos, Andreilson Oliveira; a diretora do Campus Avançado Parelhas; a secretária de Assistência Social de Parelhas, Maria das Graças Diniz Lima; o coordenador do Programa Mulheres Mil no Campus Parelhas, professor José Cleyton Neves Lopes e o presidente da Associação Beneficente Virgem dos Pobres, Clécio Virgílio.

Mesmo com as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo país, a pró-reitora de Extensão garantiu a continuidade do Programa no âmbito do IFRN. “Reconhecendo a importância do Mulheres Mil, destinamos parte do nosso orçamento para a oferta de mais turmas. A meta é termos pelo menos uma turma por campus”, esclareceu.

O Programa Mulheres Mil tem o objetivo de promover o empoderamento de mulheres em situações de vulnerabilidade social através da educação. Além das aulas técnicas, as estudantes vivenciam ações sociais e culturais. “O objetivo é mostrar que elas têm opções variadas e podem traçar seus próprios caminhos”, explicou a assessora de Programas e Projetos do IFRN, Sandra Nóbrega.

OPORTUNIDADE

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRN lançou o Edital Nº 01/2017, que prevê a escolha de cursos que serão postos em prática durante o ano de 2017. Propostas serão aplicadas em 20 campi do IFRN. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de março de 2017, via SUAP e as propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos coordenadores dos projetos. 

Ações do documento

Página em carregamento