Enprocult

Campus Natal-Cidade Alta recebe um dos eventos mais importantes de produção cultural do país

O 4º Encontro Nacional de Produção Cultural acontece de 3 a 6 de setembro

Publicada em 28/08/2014 Atualizada há 1 ano

De 3 a 6 de setembro, o Campus Natal-Cidade Alta do IFRN vai receber o 4º Encontro Nacional de Produção Cultural, o Enprocult, um dos mais importantes eventos sobre a profissão do produtor cultural do Brasil.

Sob a coordenação do Campus e do Ministério da Cultura (Minc), o evento reunirá diferentes profissionais, gestores, estudiosos e estudantes da cultura em torno de mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos, mostras artísticas e vivências culturais. As atividades se dividirão entre o Campus Natal - Cidade Alta do IFRN e o Sesc Cidade Alta.

“Interface entre o Produtor Cultural, as Linguagens Artísticas, a Política Cultural e o Mercado de Trabalho", em torno desse tema acontecem as discussões políticas, educacionais e organizacionais sobre a profissão do produtor cultural no Brasil. São três mesas redondas com importantes nomes do mercado cultural e da academia, sete oficinas, vinte e quatro trabalhos acadêmicos a serem apresentados e uma mostra artística com 30 bandas e grupos artísticos da cultura popular.

Inscrições

Os interessados em participar das mesas, oficinas e vivências podem se inscrever até o dia 2 de setembro, pelo site www.enprocult.com.br

Já para se inscrever nas oficinas, os participantes devem comparecer de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h, na Coordenação de Extensão do Campus ou, se ainda restarem vagas, no local da oficina.

O valor da inscrição é de R$25,00. As apresentações artísticas do evento serão gratuitas e abertas ao público.

O evento

As duas primeiras edições do Enprocult foram realizadas na capital fluminense, pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A terceira edição foi em Salvador, com organização da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Neste ano, a coordenação do evento fica por conta de alunos, professores e técnicos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural do IFRN. “É muito importante essa circulação e interação de produtores culturais, estudantes de Produção Cultural e professores de vários estados. Esta edição daqui de Natal foi bastante esperada por todo mundo, e preciso destacar o esforço fundamental dos nossos alunos na produção do evento para que tudo saia da melhor forma possível. É um momento para debatermos e socializarmos dificuldades, compartilharmos coisas legais entre aqueles que produzem, promovem e gerem cultura no nosso país”, pontuou Mary Land Brito, coordenadora geral do 4º Enprocult e coordenadora do curso de Produção Cultural do IFRN.

São esperados cerca de 250 participantes, entre artistas, produtores, estudantes e estudiosos da área de Produção Cultural, não só do Rio Grande do Norte, mas vindos de outros estados, como Paraíba, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A graduanda em Produção Cultural do IFRN, Iane Freire, que integra a comissão do evento ao lado de outros quinze estudantes do curso, sintetiza a importância da experiência: “Esse encontro é uma oportunidade de fazer parte de um processo em construção. Atuar na organização e produção do Enprocult, que pode definir a profissão do produtor cultural, é fazer parte dessa história.”

A 4º edição do Enprocult é realizado pelo IFRN e pelo Minc, com o apoio da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), da RN Criativo Incubadora, do Sesc e da Fecomércio.

Saiba mais no site: http://www.enprocult.com.br

extensao
servidores