Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN Mossoró

Campus Mossoró oferece curso de capacitação para área química

As inscrições seguem até o dia 21 de fevereiro

Publicada em 24/01/2014 Atualizada há 1 ano

O Campus Mossoró do IFRN está com o período de inscrições abertas para o curso de Capacitação em Fluídos de Perfuração, Completação e Estimulação para estudantes e profissionais da área química. Com duração de 6 meses, a capacitação será composta por professores efetivos do IFRN, UFERSA, UFRN e profissionais da área de petróleo e gás. 

Destinada aos estudantes e profissionais da área de Química, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Química Industrial e aos Técnicos em Química e em Petróleo e Gás, o objetivo do curso é a formação destes para atuação nas indústrias de petróleo e gás como químicos de fluídos. Os interessados podem se inscrever diretamente no campus de Mossoró até o dia 21 de fevereiro.

 Programação

Geologia do Petróleo, Fundamentos de Fluidos de Perfuração, Noções Gerais sobre Reservatório, Engenharia de Poço / Perfuração, Reologia aplicada a Fluidos / Cálculo Hidráulico / Cálculo de Parametros, Noções sobre incrustação, Polímeros empregados nas operações upstream, Coloides e Tensoativos, Volumetria, Formulações, Teoria das Argilas, Contaminação e Tratamento de Fluidos (teoria), Revestimento e Cimentação, Fluidos Aquosos (prática), Mecanismo de Filtração , Contaminação e Tratamento de Fluidos (prática), Fluidos não Aquosos (teoria e prática), Fluidos de Estimulação e Completação, Visita técnica, Fraturamento Hidráulico e Acidificação de Matrizes, Problemas de Poço, Controle de Sólidos, Elaboração de Programas de Fluidos e Projeto de Fluidos, QSMS, Visita a sonda.   

 

Mais informações

Número de vagas: 30                                  

Inscrição: 20/01/2014 a 21/02/2014

Inicio do curso: 10/03/2014

Término: 10/08/2014

Horário: 18:00 às 22:00

Contato: FUNCERN

Telefone para contato: (84) 3312-3156

E-mail para contato: leninha@funcern.br

 

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas