Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus João Câmara terá sua primeira simultânea
xadrez

Campus João Câmara terá sua primeira simultânea

30/01/2012 - Campeonato contará com a participação do Mestre FIDE Roberto Andrade

Campus João Câmara terá sua primeira simultânea

Enxadrista Mequinho jogando simultânea em 2010

A cidade de João Câmara vai sediar sua primeira simultânea de xadrez no próximo sábado (4), às 15h, no Campus João Câmara. O simultanista será o Mestre FIDE Roberto Andrade que duelará contra 25 enxadristas.

As 25 vagas vão ser preenchidas, preferencialmente, com os membros da equipe de xadrez de João Câmara. As vagas remanescentes serão disponibilizadas para o público local e municípios vizinhos. As inscrições podem ser feitas através do site da equipe de xadrez do Campus João Câmara ou pelo telefone (84) 9623-8891.

A simultânea no xadrez é uma modalidade que chama a atenção pela sua dificuldade. Ela funciona da seguinte forma: as mesas dos enxadristas ficam dispostos em um retângulo e o simultanista fica no centro. Ele faz o lance com o primeiro adversário, indo para a segunda partida. Novamente faz o lance e vai para a terceira. Isso se repete sucessivamente até ele retornar ao primeiro tabuleiro. Só neste momento é que o primeiro adversário responde ao primeiro lance. E assim sucessivamente. Essa dinâmica perdura até o final de todas as partidas.

Para ter o título de Mestre FIDE é preciso alcançar um alto desempenho no xadrez, que é medido através de um rating. Atualmente, no Brasil, menos de 100 enxadristas alcançaram tal honra. O Rio Grande do Norte possui seis MF (Mestre FIDE) e Roberto Andrade é um deles. É possível encontrá-lo jogando quase toda semana no clube de xadrez Academia Damasceno.

Ações do documento

Página em carregamento