extensão

Campus João Câmara realizou oficina de geotinta

Oficinas foram lançadas em comemoração ao Dia de Terra

Publicada em 09/05/2012 Atualizada há 1 ano

Em comemoração ao Dia da Terra, o Campus João Câmara, através do professor Antonio Olavo e alunos ambientalistas das turmas do subsequente e integrado, realizou, na quarta-feira passada (25), duas oficinas de lançamento para o novo projeto de 2012: Oficina de Geotinta - Cores da Terra.

O projeto é uma maneira simples e sustentável de melhorar a aparência dos ambientes internos e externos de residências e muros das cidades e comunidades rurais do Mato Grande, desenvolvendo também, a educação ambiental.

A Geotinta utiliza em sua composição apenas água, barro ou argila em cores variadas e cola ou goma de tapioca. Além de ser durável, simples de preparar e aplicar, possibilita a mistura  de várias cores. Uma de suas principais características é de ser financeiramente econômica e, socialmente sustentável, possibilitando que qualquer pessoa que necessite de trabalho e renda passe a oferecer esses serviços nas cidades onde residem.

O princípio da Geotinta é a permacultura (cultura permanente), um método holístico cuja ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas, em um ambiente produtivo e com estética e harmonia, no sentido de um futuro sustentável.

Os alunos expressaram sua participação, pintando e criando mensagens em dois painéis. Confira as fotos na página do IFRN - João Câmara no Facebook.

Esta oficina está disponível para os outros campi que estiverem interessados. Para isso, devem entrar em contato: olavo.souza@ifrn.edu.br

extensao