Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

energia renováveis

Campus João Câmara participou da BWEC 2012

Evento reuniu os principais nomes da área de geração de energia eólica.

Publicada em 02/05/2012 Atualizada há 1 ano

Professor Alexandro Rocha

A BWEC - Brazil Wind Energy Conference - é um evento  voltado para profissionais da área de geração de energia eólica e fabricantes de equipamentos, políticos e investidores que discutem o potencial do mercado de energia eólica na economia brasileira e como o crescimento da indústria poderá ser financiado. São Paulo foi palco para a BWEC 2012, que aconteceu em abril.

O Rio Grande do Norte é um dos mais importantes estados no desenvolvimento de projetos eólicos do Nordeste e, por essa razão, teve uma mesa de debate própria, onde foram abordados temas como licenciamento e programas socioambientais em projetos de fazendas eólicas; questões legais e contratuais fundiárias relacionadas aos projetos de energia eólica; o regime tributário do RN para o setor eólico; o papel do estado na promoção da indústria eólica; o trabalho do CERNE (Centro Estratégico de Recursos Naturais e Energia) e o trabalho do IFRN na formação de mão de obra para o setor.

Entre os palestrantes, estava Alexandro Rocha, coordenador do curso de Tecnologia em Energias Renováveis do IFRN Campus João Câmara. O professor Alexandro participou da mesa-redonda do Rio Grande do Norte,ao lado do senhor Flávio Azevedo, que é Presidente do CT-GÁS e Vice-Presidente da CNI, e do senhor Jean Paul Prates, que é presidente do CERNE. Na oportunidade, foi apresentada a atuação do IFRN em seus diversos campi e, em particular, o de João Câmara com a criação do primeiro curso superior em Energias Renováveis do país.

Na edição de 18 de abril de 2012, a revista Carta Capital trouxe uma reportagem detalhada do evento em sua série denominada "Diálogos Capitais", onde há o destaque da preocupação do IFRN com a área de energias renováveis. "Em razão da alta demanda dos empreendimentos, criamos o primeiro curso de Energias Renováveis e também oferecemos cursos técnicos para essa área", comenta o professor Alexandro Rocha em entrevista para a revista.

A BWEC 2012 apresentou as oportunidades de investimentos em energia eólica no Brasil e foi o evento chave para que os investidores se familiarizassem com esse mercado, que hoje apresenta um rápido crescimento.

Mais informações sobre o evento também podem ser obtidas aqui.