Debate em Cena

Campus do IFRN realiza debate sobre doutrinação

Rogério Marinho, deputado federal, e Dante Moura, professor de sociologia do Campus Natal-Central, estão entre os convidados.

Publicada em 25/10/2016 Atualizada há 1 ano

Doutrinação nas escolas é pauta de debate no IFRN

Deus Existe? Como lidar com a polarização entre a Esquerda e a Direita? Sobre a movimentação política de 1964: Golpe ou Revolução? E o jeitinho brasileiro: seria o avanço da corrupção cultural à corrupção política? Com questões atuais e bastante discutidas na sociedade, o Campus Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tem levado jornalistas, cientistas sociais, políticos e professores a debater sobre o cotidiano brasileiro e, em especial, o natalense.

O projeto, intitulado Debate em Cena, acontece desde 2015 e foi idealizado pelos professores Luiz Roberto Alves, Sérgio Trindade, Luiz Henrique Felício e Roberto Fonseca.

"Nossa ideia é levar à comunidade debates que tragam luz sobre variados temas políticos, alguns deles profundamente vinculados à nossa realidade social, histórica, cultural e política e, deste modo, à nossa constituição como sociedade", explicou Luiz Roberto Alves, que é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do RN – UFRN.

A nova fase de debates terá início no dia 4 de novembro. Na oportunidade, o Campus promoverá, em seu auditório, discussão sobre o tema "Doutrinação nas Escolas: existe?". Como debatedores, estarão presentes o deputado federal Rogério Marinho, a professora de Direito Constitucional da UNP, Grazielly Fontes, o professor de Educação do Campus Natal – Central, Dante Moura, e o professor de Sociologia do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira. A mediação ficará por conta de Sérgio Trindade, professor de História e mestre em Ciências Sociais pela UFRN. O evento começa às 15h e é aberto à comunidade escolar e ao público externo.

"Quem puder participar terá a oportunidade de desenvolver argumentos mais sólidos sobre as questões do cotidiano, sem que seja necessário o apego a verdades estabelecidas de antemão", complementou o educador Luiz Roberto.

O Projeto

Esta é a primeira edição do Debate em Cena do semestreletivo 2016.2. O projeto retomado agora, contudo, é parte integrante do desenvolvimento das disciplinas Filosofia, História e Sociologia dos cursos técnicos na forma integrada da Unidade Natal – Zona Norte do Instituto. Ainda no ano letivo 2015, os debates versaram sobre:

·     Ética na Política ou Ética da Política?;

·    Mídia e Opinião Pública;

·    Deus Existe?;

·    Entre a Esquerda e a Direita;

·    1964: Golpe ou Revolução?;

·    Seria a Democracia uma Ditadura?;

·    O "Jeitinho Brasileiro": da Corrupção Cultural à Corrupção Política.

Para saber mais, clique AQUI.

extensao
servidores