Campus Currais Novos participa pela primeira vez da Febrace

Alunos concorrem com projeto iniciado em 2011

Publicada em 18/03/2014 Atualizada há 1 ano

O Campus Currais Novos participa pela primeira vez da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que é realizada anualmente no campus da USP, em São Paulo. Nesta 12ª edição, participam 16 projetos do Rio Grande do Norte, o que significa um recorde de trabalhos selecionados no estado. Ao todo, são 331 projetos finalistas selecionados entre mais de 1.800 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes brasileiros ou indicados por uma das 75 feiras afiliadas.

A cidade de Currais Novos está representada pelo projeto intitulado “Osdam: Editor Gráfico de Circuitos Digitais em Modo Protoboard”, desenvolvido pelos alunos do IFRN José dos Santos Filho e Sidnei Araújo Júnior, sob a orientação do professor Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira.

O desenvolvimento do “Osdam” foi iniciado em 2011 pelos até então alunos Marco Antônio Silva e Araújo, Eliabe Medeiros Félix e Vinícius Danyllo Nóbrega de Assis (atual co-orientador do projeto), e sua primeira versão foi apresentada na Mostratec 2012, em Novo Hamburgo-RS. Trata-se de um software editor gráfico de circuitos digitais que aproxima o estudante ou profissional de eletrônica da visão encontrada no laboratório, diferentemente dos softwares mais populares, os quais aproximam o processo de simulação com a sala de aula.

Com o advindo desta ferramenta, o grupo espera diminuir o tempo para realização das práticas no laboratório de eletrônica e proporcionar mais segurança nas montagens, diminuindo os danos aos componentes e equipamentos eletrônicos. O editor será um primeiro passo para o desenvolvimento de um simulador de circuitos digitais com essa visão realista da prática (modo protoboard). Atualmente, o download do software pode ser realizado pelo site institucional do orientador do projeto.

Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia.

O objetivo do encontro é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Somente em 2013 a mostra envolveu mais de 24.500 alunos de todos os estados brasileiros no desenvolvimento de projetos investigativos.

Segundo os organizadores, os estudantes saem da mostra com uma experiência extremamente positiva, acreditando no seu potencial e com mais perspectivas de uma carreira acadêmica e profissional.

Os autores dos melhores trabalhos apresentados na Febrace ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 200 prêmios. Também estarão concorrendo a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 11 a 16 de maio, em Los Angeles (EUA). O Brasil já acumula 34 premiações nesta feira.

Acesse:

Conheça e vote (curtir) no Projeto Osdam: Editor Gráfico de Circuitos Digitais em Modo Protoboard

Faça o download do software, clique aqui

Saiba mais sobre a Febrace, clique aqui

extensao