Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Campus Cidade-Alta sedia 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Evento acontece de 10 a 15 de novembro, no auditório do campus

Publicada em 07/11/2014 Atualizada há 1 ano

Cena do filme "Uma Longa Viagem"

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul acontece em todo o Brasil até o fim do ano. Em Natal, o evento será de 10 a 15 de novembro, no auditório do Campus Cidade Alta do IFRN. Inspirado nos 50 anos do golpe civil-militar, o evento traz também outros debates sobre os direitos humanos, com filmes que abordam temas como população LGBT e enfrentamento da homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, direitos da pessoa com deficiência, entre outros.

A Mostra, que tem entrada gratuita, exibe 41 filmes, todos com sistema closed caption e sessões que incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual.

A homenageada desse ano é a cineasta carioca Lúcia Murat. Ela esteve envolvida com os movimentos políticos de resistência ao golpe, foi presa em 1971, e levou suas experiências para as telas do cinema com o fim da ditadura, após 1985. “O Brasil é uma marca constante na carreira de Lúcia Murat. Visto pela ótica estrangeira, dissecado em sua História remota ou contemporânea, nosso país vem ganhando um retrato complexo, amoroso e doloroso nos filmes de uma cineasta que é mais do que merecedora desta homenagem”, opina Rafael de Luna Freire, coordenador da mostra.

A “Mostra Memória e Verdade” é uma das exibições voltadas ao golpe de 1964, abordando questões sobre a ditadura e os contornos políticos do período. Os documentários “Setenta” (2013), de Emilia Silveira Brasil, e “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, são algumas das escolhas da curadoria. Já na “Mostra Competitiva”, estão presentes filmes como “O Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, e muitos outros.

SERVIÇO

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Quando: de 10 a 15 de novembro

Horário: a partir das 14h

Onde: Auditório do IFRN Cidade Alta

Entrada gratuita

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas