Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

Câmpus Cidade Alta oferece curso gratuito de viola caipira

Oficina abordará história, confecção, prática do instrumento, e trará método de ensino do Conservatório Pernambucano de Música

Publicada em 19/06/2012 Atualizada há 1 ano

Rodrigo Veras (PE) ministrará a oficina - Foto: Alexandre Salomão

Entre os dias 16 e 20 de julho a Coordenação de Extensão e o Grupo de Viola Caipira do Câmpus Natal-Cidade Alta realizam a oficina gratuita Viola: história, confecção e prática instrumental, que acontecerá das 19h às 22h, e ministrada pelo professor pernambucano Rodrigo Veras. As inscrições já estão abertas.

O objetivo da oficina é abordar o instrumento musical Viola em seus diferentes aspectos, dentre eles, o histórico, técnicas de construção e prática instrumental. Trata-se de uma oficina que tem como prioridade a prática instrumental em conjunto, baseadas na metodologia de ensino do professor Adelmo Arcoverde, professor de viola do Conservatório Pernambucano de Música.

A oficina é voltada para um público que já tenha contato com a viola e também músicos de cordas dedilhadas que se interessem sobre a história, confecção e técnicas para prática instrumental. É necessário que cada aluno leve seu instrumento. Caso a pessoa não possua viola de dez cordas, pode levar violão para praticar os exercícios da mão esquerda e direita.

Para explanar e contextualizar sobre os aspectos históricos, o professor Veras trará vídeos, material bibliográfico que possam contribuir para compreensão sobre a relação do instrumento com as manifestações que utilizam e utilizaram, no Nordeste, a viola como instrumento musical, tais como o Reisado, Congo da Paraíba, Cavalo Marinho, Coco, Samba de Roda, Cantorias.

Sobre a confecção do instrumento será apresentado relato de experiência e exposições, bem como demonstração da técnica espanhola de construção de instrumentos, aplicada à viola. Serão apresentadas as madeiras utilizadas para esse fim. Durante a oficina também haverá um momento para refletir sobre a arte da construção de violas.

A oficina tem vagas limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente na Coordenação de Extensão do Câmpus Natal-Cidade Alta ou enviando aficha de inscrição preenchida para o e-mail mothonpereira@hotmail.com. Mais informações na coordenação (84) 4005-0974.

--

Serviço

Oficina Viola: história, confecção e prática instrumental

De 16 a 20 de julho de 2012

IFRN Cidade Alta – Avenida Rio Branco, 743 – Cidade Alta

Informações e inscrições: mothonpereira@hotmail.com ou (84) 4005-0974.

www.corpodusom.blogspot.com.br

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Câmpus Natal-Cidade Alta

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas