Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Campus Canguaretama representa o IFRN em reunião do Programa Saberes Indígenas na Escola

Evento foi realizado ontem (11), no Ministério da Educação em Brasília

Publicada em 11/09/2014 Atualizada há 1 ano

Reunião contou com a presença de Rita Potiguara, Coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena

O Campus Canguaretama do IFRN participou entre os dias 9 e 10 de setembro, de uma reunião de trabalho com a rede que compõe o Programa Saberes Indígenas na Escola, realizada no Ministério da Educação, em Brasília. A reunião, convocada pela SECADI - CGEEI, teve como objetivo discutir com as instituições que formam a Rede de Instituições de Ensino Superior - RIES, as etapas de implementação do "Saberes Indígenas na Escola" e socializar a construção do manual do programa. No estado, o Campus Canguaretama atua como executor do Programa e também como articulador de outros núcleos na região Nordeste.

 

Objetivos do "Saberes Indígenas na Escola":

Promover a formação continuada de professores indígenas que atuam na educação básica; 

Oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade; 

Oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; Fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e especificidades de cada etnia indígena.

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas