Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Palestra

Campi do IFRN discutem comunicação institucional

Objetivo é promover maior integração entre as ações e a comunicação do Instituto

Publicada em 10/05/2017 Atualizada há 1 ano

"Para quê comunicação?": apresentação foi feita no Campus Lajes nesta quarta, 10 de abril

“Quem não se comunica, se trumbica! ”. Chacrinha ficou eternizado por diversas razões. Seja por suas roupas, sua irreverência ou por célebres frases como a citada acima. Alguns questionamentos, contudo, surgem sobre a frase do Velho Guerreiro: qualquer forma de comunicar é válida? É possível comunicar-se sem planejamento? Como a comunicação pode ser útil durante uma crise? E para que serve, afinal?

Essas e várias outras perguntas estão sendo debatidas com coordenação da assessora de Comunicação Social e Eventos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Maria Clara Bezerra, na série de encontros "Para que comunicação?". Realizada em forma de exposição e bate-papo, a ideia é que, aos poucos, todos os campi do Instituto recebam a palestra e, juntos, gestores, professores e técnicos possam conversar sobre a comunicação, sua importância e sua contribuição para realizar a função social do IFRN, que é transformar a sociedade a partir da democratização da educação de qualidade. Iniciado em abril, com apresentação ao Colégio de Dirigentes (Codir), a agenda já atendeu aos campi João Câmara e Lajes.

Leidimar Azevedo é chefe de gabinete no Campus Lajes e destacou a significância do encontro: “nosso campus não conta com profissionais de comunicação e nós sentimos muita dificuldade na área. Precisávamos dessa visita para que os servidores pudessem entender como funciona a comunicação dentro do IFRN e que ela é a forma de mostrar nossas ações, além da importância e do impacto que as notícias têm para Instituição. O trabalho sistêmico que está sendo realizado pela Assessoria traz motivação para todos”. 

No Campus João Câmara, a realidade é um pouco diferente. Ibnny Afonso, que é o coordenador de Comunicação Social e Eventos do Campus, entende a visita da Assessoria como um gerador de unidade: “abordar a importância da comunicação diretamente com as pessoas que fazem o IFRN é essencial para reforçarmos nosso papel junto à sociedade, promovendo a prestação de contas de todo investimento realizado aqui por meio das ações de extensão, projetos de pesquisa, prêmios, eventos e demais atividades desenvolvidas por nossos alunos e servidores. Nesse sentido, o treinamento realizado serviu para criarmos consciência de que devemos atuar como um time, fornecendo informações completas e atualizadas para dar esse retorno às comunidades interna e externa de forma contínua e integrada”. 

COMUNICAÇÃO EM DEBATE

Abordando temas como a comunicação integrada, função da comunicação social, transparência e interação com a sociedade, gestão de crises, a apresentação busca, entre outros objetivos, manter atualizada a marca de uma instituição centenária, que é o caso do IFRN. “Queremos trabalhar na perspectiva da comunicação pública, que tem como base a promoção da cidadania, e integrada. Todos os servidores e estudantes são vistos como comunicadores da Instituição" frisou Maria Clara.

Além das apresentações multicampi, a Asce já deu início às discussões para a construção da Política de Comunicação do IFRN. Documento direcionador da postura institucional quanto as suas ações e discurso, será construído colaborativamente entre profissionais da comunicação, com consultoria de servidores e alunos especialistas nas principais áreas abordadas, como pesquisa, extensão, educação a distância, internacionalização e outros. Ao final, a Política será submetida à consulta pública de toda comunidade.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas