Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SAÚDE

Campi realizam atividades em alusão à campanha Outubro Rosa

Histórias de quem passou pela doença, palestras e distribuição de brindes, fazem parte das ações desenvolvidas

Publicada em 19/10/2017 Atualizada há 1 ano

Distribuição dos laços cor-de-rosa no Campus Apodi.

Abrindo a participação do IFRN na campanha Outubro Rosa, o Campus Natal-Central, divulgou histórias de quem vive ou viveu a batalha contra o câncer de mama. A iniciativa foi da professora substituta Carla Alves, que ainda está em tratamento contra a patologia. A Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Campus acolheu sua ideia e disponibilizou um endereço eletrônico para receber histórias, depois publicadas no portal do Instituto. Para conferir o depoimento de Carla, clique aqui. Para estimular o autoconhecimento do corpo e a participação da população no controle do câncer de mama, surgiu, na década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte é um apoiador da campanha e, por isso, alguns de seus campi incluíram em sua programação para o mês de outubro, ações voltadas ao compartilhamento de informações, promoção da conscientização e maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.

A doença

Segunda principal causa de mortes femininas da América Latina, o câncer de mama é uma doença que tem mais chances de atingir mulheres na faixa etária entre 40 e 50 anos. Mesmo assim, o número de mulheres abaixo dos 30 anos que tem desenvolvido câncer de mama cresce a cada dia, pois a patologia tem relação com o crescimento da glândula mamária que se inicia após a primeira menstruação. Entre estatísticas e diagnósticos, especialistas confirmam que a avaliação precoce é a maneira mais eficaz de tratamento, ampliando as chances de cura. 

Ações institucionais

Indo para a outra extremidade do estado, no Oeste Potiguar, o Campus Apodi realizou no último dia 11, uma ação educativa com as servidoras e funcionárias terceirizadas, distribuindo brindes, panfletos informativos, além dos laços cor-de-rosa que simbolizam o apoio à campanha. A Comissão de Promoção a Saúde e a Qualidade de Vida no trabalho do campus foi a responsável pela atividade e ainda promoverá outras três ações em alusão ao Outubro Rosa: no dia 24, haverá a “Corrida pela vida: lutando contra o câncer” aberta à comunidade acadêmica, com percurso de 2,8 km na Fazenda-Escola do campus, e arrecadará 1 kg de alimento por participante para doar ao Grupo de Assistência a Pessoa com Câncer (Gaspec) de Apodi. Nos dias 25 e 26, acontecem, respectivamente, oficina sobre estresse e ansiedade e palestra de sensibilização sobre o câncer de mama e próstata.

Cruzando o estado mais uma vez, agora no Agreste Potiguar, o Campus São Paulo do Potengi, através do Setor de Saúde, promoveu duas palestras levando como tema a campanha Outubro Rosa. A primeira, direcionada às mulheres do Programa Mulheres Mil atuante no campus, aconteceu no dia 10 de outubro. No dia seguinte, a equipe realizou uma nova exposição do assunto, dessa vez voltada aos pais de alunos do campus que se fizeram presentes na reunião bimestral de pais e mestres.

Voltando ao Leste Potiguar, os campi Canguaretama, Natal-Cidade Alta e São Gonçalo do Amarante também aderiram à campanha. A cerimônia de aniversário do Campus Canguaretama, que ocorreu no último dia 10, abriu um espaço na sua programação para falar sobre os riscos e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Já no Campus Natal-Cidade Alta a palestra acontece no próximo dia 30 e será ministrada pelo grupo Despertar, composto por voluntárias que viveram diagnóstico e tratamento da doença. A atividade será aberta à comunidade acadêmica. O Campus São Gonçalo do Amarante, por sua vez, preparou uma semana inteira de atividades em alusão ao Outubro Rosa. As ações começaram na segunda-feira (16) e encerram na tarde desta quinta-feira (19). A programação foi organizada pelo Setor de Saúde do campus e contou com palestras sobre nutrição esportiva, alimentação saudável e qualidade de vida na terceira idade, além de vacinação, práticas de dança, testagem rápida de DSTs e serviços de atenção primária em enfermagem, nutrição e psicologia.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas